Eu não sei em relação a você, mas eu gosto de assistir aos vídeos de demonstração de outras ferramentas, mesmo que eu não use. Sempre podemos aprender alguma coisa nova, saber das limitações das ferramentas que usamos ou até mesmo nos inspirar para fazer uma animação. Encontrei essa semana o vídeo que mostra a Demo Reel do Houdini 9, apresentado na Siggraph 2007.

O material está dividido em duas partes, na primeira parte do vídeo são exibidas várias animações produzidas com o Houdini, não passa de arte mesmo, sem nenhuma grande inovação técnica. Mesmo assim as animações são de boa qualidade.

A parte mais interessante do vídeo está na segunda parte, que mostra as possibilidades de simulação de física real do Houdini, com fluídos, rigid bodies e softbodies.

Primeiro vemos um trecho de simulação de líquidos, muito interessante. Principalmente com a interação de obstáculos na trajetória do líquido. Depois com a interação de objetos, com a animação dos patos na banheira. Repetidas vezes os objetos são jogados na superfície da água, assim que o objeto colide com a água, toda a superfície reage e os objetos flutuando sobre a água também.

Mas a parte mais interessante é a interação entre o rigid body e os fluídos, na animação em que um projétil quebra um copo de vidro, com líquido dentro. Além de a animação estar muito bem produzida, a renderização e iluminação da cena está bem elaborada. Depois eles ainda mostram uma cena sem a renderização, apenas com a cena em wireframe e com o shader básico do Houdini, para que não restem dúvidas que aquilo era 3D!

Esse é um ótimo exemplo da aplicação desse tipo de simulação. Fico me perguntando se esse tipo de animação fosse reproduzida no [BP:215]Blender[/BP], o quanto do computador seria exigido? O maior problema do sistema de fluídos do Blender é que quanto maior a quantidade de detalhes, mais recursos do computador ele consome. Isso apenas para gerar a animação, sem falar da renderização. Ainda por cima, com interação de um rigid body? Teríamos um verdadeiro teste para qualquer processador [BP]dual core[/BP] ou [BP]quad core[/BP]!