Um dos recursos que mais geram dúvidas no Blender é o simulador de fluidos, posso dizer isso por experiência própria nas minhas aulas. Lidar com domínios e emissores de fluidos não é uma coisa simples, para quem não está familiarizado com a ferramenta. Em termos de dificuldade a única ferramenta que gera mais dificuldade no aprendizado são as partículas. Mas por quê? Essa dificuldade está relacionada ao fato da maioria das pessoas acharem que apenas apertando alguns poucos botões, podem conseguir resultados fantásticos! O famoso “CTRL+ALT+Aleluia”!

Bem, deixando um pouco de lado as críticas, caso você ainda tenha dificuldades com a ferramenta de fluidos do Blender ou simplesmente queria aprender um pouco mais. Um tutorial em vídeo com aproximadamente 30 minutos foi lançado no 3dtutotials.sk.

Fluidos em computação gráfica - Blender

O vídeo mostra passo a passo, todo o processo de configuração e setup dos parâmetros necessários para gerar uma boa simulação de fluidos. Por exemplo, no vídeo o autor mostra como organizar melhor os arquivos das simulações. Isso mesmo, caso você não saiba, sempre que o Blender gera uma simulação de fluidos, uma serie de arquivos são gerados, para armazenar as informações da simulação. Uma ótima maneira de organizar esses arquivos é separar uma nova pasta para cada simulação.

Outro ponto fundamental para a simulação é a configuração correta do Domain para o fluido. Além da criação do Domain, o autor mostra como os parâmetros do Domain podem influenciar na velocidade e qualidade da simulação dos fluidos. Essa é uma ótima dica, já que além da qualidade do líquido gerado o maior problema enfrentado pelas pessoas que pretendem gerar [BP:215]animações[/BP], é o controle do tempo.

Caso você tenha interesse em fazer o download do vídeo, visite o 3dtutorials.sk. Mas já devo avisar que o arquivo é bem grande, são aproximadamente 40 megas com resolução de 800×600. Apesar de ser narrado em inglês, prestando atenção nos movimentos é possível aprender muito, mesmo sem entender a narração. Se eu tiver um tempo nesse final de semana, tento produzir as legendas para ajudar na compreensão e mando o vídeo para o dotSub.com.