Você gosta de computação gráfica? Então provavelmente também se interessa pelos efeitos visuais que são presença obrigatória em qualquer filme hoje em dia. Seja para facilitar uma tomada que seria impossível de se realizar com um ator real, ou mesmo para economizar com figurantes e locações. Às vezes eles lançam nos extras do DVD, documentários sobre como esses efeitos são produzidos. Mas infelizmente não são todos os estúdios e produtoras que fazem isso.

Pois se você tem curiosidade para conhecer o que esses efeitos podem fazer por um filme. O web site illusion Arts, disponibilizou uma galeria com 6 cenas de filmes, no melhor estilo Antes e Depois. Primeiro eles mostram a cena, sem os efeitos e depois como elas ficaram com a adição de elementos 3D ou pinturas digitais.

Efeitos especiais - antes e depois - diamante de sangue

Os vídeos mostram os efeitos para os seguintes filmes:

  • Diamante de sangue: Aqui temos uma cena que foi filmada com uma paisagem simples e depois na composição, foram adicionados o fundo e uma grande quantidade de pessoas na paisagem. Já pensou usar toda essa gente, contratando figurantes?
  • Miami Vice: Esse vídeo mostra como foi possível criar uma maquete eletrônica para uma casa, depois essa mesma maquete foi mesclada com um vídeo real.
  • A Vila: Aqui temos um exemplo de composição de um vídeo real e um plano de fundo totalmente gerado no computador.
  • Van Helsing: Assim como no exemplo anterior, aqui temos um exemplo de composição entre elementos reais e planos de fundo criados com computação gráfica.
  • Princess Diaries 2: Mais um exemplo de composição com cenários gerados em computação gráfica.
  • Eight Below: Aqui temos um exemplo que envolve a interação próxima de um ator. No cenário real, foram adicionados detalhes como pedaços de gelo que estão se partindo.

Caso você tenha interesse em aprender ou somente conhecer como são feitos esses efeitos, recomendo visitar o Illusion Arts párea conhecer essa galeria.

Esse é o tipo de material que não encontramos no YouTube e nem todos os DVDs apresentam esses detalhes nos seus extras. Os que acompanham, podem ter certeza que vendem com mais facilidade, pelo menos esse é um fator fundamental para que eu compre o [BP]DVD[/BP]!