Caso você esteja querendo aprender a usar o Maya para fazer animação de personagens, escobri nas últimas semanas um personagem gratuito para download, completo! Compatível com o Maya 8.5, que conseqüentemente é compatível também com o Maya PLE 8.5. O chamado AndyRig, possui dois personagens, sendo um masculino e outro feminino. A modelagem não é perfeita, os personagens são estilizados, mas o que interessa aqui é a animação, já que o setup dos personagens está completo e finalizado. Só precisamos adicionar movimento e Keyframes.

AndyRig

Quando fazemos o download do personagem, recebemos um arquivo ZIP contendo os dois arquivos do personagem. Um deles é o modelo do Maya e o outro o arquivo fonte do Autodesk MotionBuilder. Essa última ferramenta é destinada a fazer animação de personagens apenas, sendo compatível com o Maya e 3ds Max.

Inclusive nunca tinha tido contato com essa ferramenta, que por sinal parece muito boa. Existem até vários vídeos de demonstração no web site da Autodesk, mostrando como usar a ferramenta para produzir animações.

Terei que comprar o Motionbuilder para poder testar o arquivo? Calma, essa ferramenta também é oferecida no formato Personal Learning Editon. Então é só visitar a página do MotionBuilder PLE, preencher o cadastro e fazer o download. O numero serial aparecerá depois que o cadastro for finalizado.

Para mostrar como funciona o uso do Andyrig no Maya 8.5 – PLE, depois de fazer o download, abri o Maya para verificar o modelo.

AndyRig - Maya

Como não tenho instalado o MotionBuilder ainda, não tenho como verificar o conteúdo do outro arquivo. Mas para as pessoas que quiserem testar, já posso dizer que o personagem está completo mesmo no Maya. Existem controles de posição para praticamente todas as partes do personagem, desde os dedos, pernas e até as expressões faciais receberam controles.

Agora é são ter um pouco de paciência e começar a fazer algumas animações. Caso você queira, também é possível aproveitar alguns mapeamentos extras que acompanham o personagem. Com sãs texturas, podemos trocar a roupa do personagem 4 vezes, já está tudo configurado e organizado no mapeamento.