Na última semana estava ajudando alguns alunos a criar um portfólio, com algumas imagens estáticas e animações produzidas durante as aulas. Os vídeos até que estavam ficando interessantes, mas faltava alguma coisa para complementar o material. Uma trilha sonora! Nenhum vídeo de portfólio está completo sem a adição de uma boa trilha, principalmente porque ninguém agüenta assistir a um vídeo de 2 ou 3 minutos, apenas com imagens estáticas ou trechos de animação, “mudos”.

Mas, ai vem à pergunta; que música colocar? Pior ainda, qual música usar sem infringir nenhum direito autoral com isso?

Audacity - Logo

Esse é um ponto fundamental, cuidado com o material que você usa nas suas animações. Ele pode estar protegido por direitos autorais. Mas hoje já é possível encontrar vários locais que oferecem músicas em MP3, para download gratuito, sob a licença creative commons.

Caso alguém esteja na mesma situação, resolvi compila uma lista com alguns web sites que oferecem esses recursos para download. Se você ainda tem dúvidas sobre a legalidade e como usar as músicas, a grande maioria dos web sites, possui uma página própria, comentando a licença de uso do material.

Vamos à lista:

  • OverClocked ReMix: Aqui temos várias músicas baseadas na trilha sonora de jogos famosos. Todas as músicas são remixadas.
  • Out of Obscure records: Grande coleção de músicas eletrônicas, gratuitas para download. Essa é uma mina de ouro, já que a grande maioria das trilhas de animação é de música eletrônica.
  • Public Domain 4U: Coleção com vários gêneros, músicas de domínio público de vários artistas.
  • ACIDPlanet: Comunidade de usuários do ACID da Sony.

Com essas músicas já é possível fazer um bom portfólio, com a adição de uma trilha sonora, sem a preocupação de usar material protegido por direitos autorais.

Mas cuidado! Não é só fazer o download da música e jogar lá no seu portfólio, tente sincronizar o ritmo da musica com as animações, transições e efeitos apresentados no vídeo. Isso passará a impressão de uma animação mais trabalhada, sem mencionar o domínio das técnicas de produção e animação.

Então, mãos a obra!