Uma das maneiras mais comuns de fazer modelagem 3D consiste em posicionar uma fotografia, no fundo da 3D View ou Viewport do seu software de modelagem para usar as proporções da foto como guia. Mas um sistema desenvolvido na Austrália promete revolucionar essa técnica. Esse sistema se chama VideoTrace, com ele é possível criar um modelo 3D usando um vídeo como referência. Isso mesmo, nós usamos um vídeo e com a dinâmica do vídeo, podemos visualizar partes diferentes do objeto e com isso criar um modelo 3D de maneira rápida.

Achou interessante? Pois veja esse vídeo que mostra o sistema em ação:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vda2RAEuW_g

Videotrace

O vídeo mostra o processo de modelagem usando o vídeo do veículo como referência. O usuário precisa avançar no vídeo, parar um frame e desenhar um esboço da forma. O sistema interpreta o ângulo da câmera e as linhas criadas, para gerar o modelo 3D correspondente.

Isso pode ajudar muito, principalmente quando um dos requisitos para realizar a modelagem for à rapidez. Sem falar na facilidade, que é o objetivo do sistema. No web site oficial, os desenvolvedores mencionam que as aplicações do sistema envolvem a possibilidade de pessoas comuns, sem habilidade com ferramentas 3D, elaborar modelos de suas casas ou objetos de interesse. Essas pessoas poderiam usar esses modelos para inserção em ambientes virtuais, como o Google Earth ou [BP:215]Second Life[/BP].

Existe até um vídeo, mostrando como o sistema pode modelar de maneira rápida a famosa Ópera de Sidney. Esse sim é um processo de modelagem complexa, que ficou muito mais rápida.

Quanto custa esse sistema? Por enquanto ele ainda não esta sendo vendido, muito pelo contrário, segundo os desenvolvedores ainda é necessário aperfeiçoar o material. No momento eles estão procurando empresas para investir no desenvolvimento da ferramenta e explorar o potencial, comercial do Videotrace.

Se você quiser saber mais informações sobre o Videotrace, visite o seu web site oficial.

Apesar de parecer uma ótima opção o sistema tem uma falha. Não é tão fácil assim conseguir boas referências para objetos em vídeo. Pelo menos não em boas resoluções.