Agora que o Blender 2.45 foi oficialmente lançado pela fundação Blender, podemos confabular sobre o que está sendo desenvolvido para as próximas versões. Já comentei algumas ferramentas que provavelmente devem aparecer na versão 2.46 ou 2.50, mas faltou falar sobre o que está disponível no SVN. Novas ferramentas para reflexões nos materiais estão quase prontas, provavelmente que por questão de tempo elas acabaram não entrando na versão 2.45, mas quem sabe na próxima.

Para testar essas novas funcionalidades, fiz o download de uma compilação de testes disponível no graphicall.org, para testar essas novas reflexões. Aparentemente o material foi compilado com o código da versão 2.45.

Assim que abrimos essa versão, temos a impressão que nada mudou. Mas o painel Shading apresenta algumas alterações.

Blender 2.45 - SVN 01

Repare que o menu RayMirr está com muito mais opções, além da organização dos botões que foi reformulada. Mas que novas opções são essas? Agora podemos fazer reflexões borradas e criar objetos transparentes borrados também. Esse era um recurso que só podia ser realizado com o uso do YafRay, mas agora podemos fazer diretamente no Blender!

O segredo para criar esse tipo de reflexão está no uso do parâmetro glossy. Ele começa com valor igual a 1, quando diminuímos esse valor, a superfície começa a apresentar reflexões borradas ou transparência borrada. Veja o seguinte exemplo, para fazer uma reflexão usaríamos apenas o botão RayMirror e depois aumentando o índice de reflexão o objeto começa a refletir o seu entorno.

Blender 2.45 - SVN 02

Se, além disso, agora passarmos a diminuir um pouco o valor do Gloss. Veremos imediatamente no preview do material a reflexão ficando borrada.

Blender 2.45 - SVN 03

Veja o resultado da aplicação dessa ferramenta em uma cena.

Blender 2.45 - SVN 03 - reflexão borrada - raytracing

A mesma coisa se aplica aos objetos transparentes, veja o resultado quando ligamos a opção Ray Transp.

Blender 2.45 - SVN 05

Com isso podemos fazer a simulação de objetos com transparências complexas, como vidro “jateado”, muito usado em ambientação e na construção civil.

Blender 2.45 - SVN 03 - Vidro Jateado - raytracing

Gostou? Que tal fazer o download dessa versão e testar? Mas já devo avisar que essas ferramentas ainda estão em desenvolvimento, então faça o download por sua conta a risco. Não existem garantias que a compilação irá funcionar. Calma, não é tão ruim assim, mas às vezes esse tipo de ferramenta cria uma expectativa muito grande, e quando vamos testar a versão não funciona.

Como será que esses recursos devem interagir com o Yaf(a)Ray? Bem, como ainda não existe sequer previsão para uma versão RC1 do Yaf(a)Ray, fica difícil fazer uma previsão. Mas como o Blender está ficando cada vez mais sofisticado, quem sabe em pouco tempo teremos um sistema de renderização e iluminação, que possa substituir o YafRay? Só o tempo dirá.