Um dos artistas mais talentosos da comunidade Blender e YafRay, publicou um making of de uma cena chamada Magic Bullets. O nome do artista é Enrico Cerica, não preciso dizer que é cena extremamente realista, tanto na iluminação como nos materiais. A cena em si, corresponde a uma embalagem com cápsulas que na verdade são balas. Então teríamos a compra de balas como se vendem cápsulas de um remédio qualquer? Bem, deixando um pouco a filosofia da cena de lado, vamos partir para a explicação, sobre como ele conseguiu fazer a cena.

Blender YafRay Magic Bullet

O tutorial começa com a modelagem, inicialmente da caixa. Ele modela tudo usando subdivisão, e por incrível que pareça a caixa começa na posição aberta. Isso mesmo, todas as faces estiradas como se ele fosse fazer o mapeamento UV. Depois que o modelo está finalizado ele usa o rotate para girar as faces e fechar a caixa. Depois que a caixa estava fechada, as faces foram levemente deformadas, para passar um aspecto mais realista.

Com a caixa concluída, agora vem o momento de criar as balas. Para criar esse objeto são usados um cilindro e uma esfera esticada. Nada mais que isso. Os detalhes desse modelo são atribuídos depois com o uso de texturas.

Depois vem o envelope plástico para as balas, que são derivados de um plano. O mesmo plano recebe um modificador SubSurf para suavização. Antes de alterar a geometria do modelo, o mapeamento UV é gerado para garantir um processo fácil. Quando o mapeamento está concluído, o modelo é levemente deformado para parecer que o envelope foi aberto.

Agora vem a bula, que nada mais é que um plano dobrado várias vezes.

O próximo passo é fazer o mapeamento, tudo baseado em texturas. Todas as texturas foram produzidas no Gimp.

Depois de criadas as texturas, chega a hora de configurar os materiais no Yaf(a)Ray. Aqui ele comenta que aplicou os materiais do tipo shinydiffuse para superfícies sem reflexão, glass para o plástico transparente e glossy para as superfícies metálicas.

Com tudo configurado, ele explica como gerar as imagens usando as configurações do Blender e Yaf(a)Ray. Para finalizar um pouco de pós-produção com o Photoshop.

Caso você tenha curiosidade de saber como funciona o Yaf(a)Ray, esse é um ótimo exemplo que mostra todo o processo de produção. Desde a concepção do modelo até a pós-produção. Para visitar o making of, acesse esse endereço.