Nesses últimos dois dias estive um pouco ausente aqui do Blog, mas tudo foi por uma causa nobre. Fui convidado pela coordenação do curso de graduação em Jogos da PUC-MG para ministrar uma palestra, sobre a criação de jogos com Blender. Claro que aceitei o convite e estava lá em Belo Horizonte ontem ministrando a palestra. A aceitação foi muito boa, levei muito vídeos e jogos para mostrar. Isso com certeza gerou muito interesse nas pessoas que estavam assistindo a palestra, que provavelmente já ficaram interessadas em usar o Blender ontem mesmo!

Como prometi a todos no evento, essa foi à apresentação em slides que usei para apoiar a palestra:

Essa não foi à primeira palestra que fiz sobre o Blender, mas foi uma das que gerou mais impacto. Tudo fruto dos vários projetos de sucesso que estão em desenvolvimento com o Blender, como os filmes abertos e o futuro projeto Apricot.

Para as pessoas que gostariam de assistir a palestra, aqui vai um pequeno resumo de como tudo aconteceu. Na apresentação em slides, alguns pontos são marcados com a palavra “exemplo”. Nesse momento eu faço uma pequena demonstração do Blender, assim como as suas aplicações. Como a palestra tinha como foco o uso da Game Engine, esses exemplos foram todos voltados para a criação de animações interativas e dos blocos de lógica.

  • No início da palestra, mês apresentei a todos e falei um pouco do meu trabalho com o Blender.
  • Depois parti para a apresentação do Blender, como ferramenta de modelagem e animação. Assim como algumas das suas principais características.
  • Para mostrar o poder do Blender como ferramenta, mostrei a todos o Elephants Dream. Depois indiquei o web site para fazer o download do filme, assim como todos os recursos utilizados. Também comentei o desenvolvimento do projeto Peach.
  • Com a platéia familiarizada com o Blender, parti para a demonstração dos blocos de lógica.
  • Mostrei alguns jogos feitos com Blender e depois criei um pequeno jogo de labirinto.
  • No final, falei um pouco sobre o projeto Apricot. Como eles gostaram da idéia do compartilhamento de informações geradas com o Elephats Dream, o interesse no projeto Apricot foi geral.

Pois é isso, estou aqui novamente tocando o barco. Muito feliz pelo convite que a professora Rosilane Mota e o Guilherme, fizeram para que eu fosse lá apresentar o Blender. Mas para a minha surpresa, alguns alunos já produzem material com o Blender lá. O Guilherme me mostrou animações e jogos que eles estão produzindo lá, material de primeira qualidade.