A variedade de técnicas e ferramentas de modelagem existentes pode deixar qualquer pessoa que esteja começando a trabalhar com 3D, um pouco perdida. Uma saída para essa variedade é a utilização de ferramentas 3D especializadas em uma técnica ou estilo de modelagem, assim como acontece com o Silo 3D ou o Wings, que se destinam a criar apenas modelos 3D usando subdivisão. Outra ferramenta de modelagem especializada é o TopMod, que por sinal é open source.

A especialidade dessa ferramenta é criar modelos 3d, com a topologia de laços dobrados. Inclusive sendo o tipo de modelo mais criado e exibido nas suas galerias oficiais.

Veja esse vídeo que mostra como a ferramenta funciona:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8tgZE6c-WhM

TopMod – Modelagem 3D

Interessante não é? Os símbolos que aparecem na parte inferior do vídeo são as teclas de atalho usadas pelo artista que está criando os modelos. Como o material foi gravado em um Mac, as teclas que aparecem são do teclado da Apple.

Essa ferramenta é boa mesmo? Resolvi fazer o download para testar, tirando a dificuldade inicial da ferramenta, como atalhos de teclado. De maneira geral é bem simples modelar com o TopMod. Um ponto positivo, não é necessário instalar a versão para Windows, ela vem em um arquivo ZIP. Descompacte em algum diretório e comece a usar imediatamente.

Aqui vão alguns atalhos importantes, caso você queira usar o TopMod:

  • Zoom: ALT+Botão direito do mouse
  • Pan: ALT+Botão do meio do mouse
  • Girar o modelo: ALT+Botão esquerdo do mouse

Todos os modelos criados no TopMod podem ser exportados para o formato OBJ, assim podemos aproveitar a geometria em ferramentas como o Blender ou [BP:215]3ds Max[/BP].

TopMod - Escher ?

Isso lembra muito as ilustrações de Escher

Agora nem tudo é bom no TopMod, durante os meus testes ele travou várias vezes quando aplicava extrudes ou deformações em várias faces. No próprio web site oficial, eles avisam que a ferramenta ainda não é estável e que pode travar com freqüência durante o seu uso.

Gostou o TopMod? Para usar e testar a ferramenta acesse o seu web site oficial, faça o download do mesmo. Como eu comentei no início do artigo, a ferramenta é open source e está disponível para várias plataformas, sendo totalmente gratuita.