Ontem no final da tarde descobri um web site muito interessante, com vários tutoriais de modelagem para o Wings 3D. Se você não conhece o Wings, ele é uma ferramenta open source de modelagem por subdivisão. De maneira semelhante ao Blender, só que o Wings apenas modela e renderiza. Não é possível fazer animação com ele. Os tutoriais abordam a construção de vários objetos, sendo que a maioria deles é simples. Como a técnica da subdivisão, que consiste na criação de formas simples que editadas se transformam em objetos mais complexos, também é usada no Blender, podemos aproveitar os tutoriais para o Blender. Assim como para qualquer ferramenta que use subdivisão.

Mas o material está em inglês! Calma, que dessa vez o autor criou os tutoriais de maneira a que praticamente qualquer pessoa possa acompanhar. Mesmo sem conhecer inglês.

Tutoriais Wings 3D

Tudo é baseado em imagens, que estão acompanhadas das teclas de atalho necessárias para realizar a ação. Isso mesmo! São poucas palavras e muita imagem para os tutoriais. Alguns dos tutoriais chegam a ter mais de 60 imagens.

Para acessar os tutoriais sobre Wings, visite essa página.

Os tutoriais abordam a criação dos seguintes objetos:

  • Parafuso com porca
  • Colher e garfo
  • Lápis
  • Dado
  • Parafuso comum

A navegação dos tutoriais é um pouco diferente, mas depois que você acessar o primeiro, encontrar os outros será fácil. Na página inicial, existe uma imagem com os respectivos modelos abordados nos tutoriais. Clique na imagem para acessar o respectivo tutorial. Por exemplo, para acessar o tutorial de modelagem para o lápis clique na imagem dele.

Isso nos levará para outra página. Então na parte inferior da página, selecione os links para começar a visualizar os tutoriais. A colocação dos menus na parte inferior é um pouco confusa, mas com o tempo dá para se acostumar.

Caso você não saiba nada sobre o Wings, mas quer seguir os tutoriais. Recomendo que você leia os artigos que publiquei sobre como começar a usar ele:

Pronto! Agora é só começar a criar os seus modelos, exportar para o Blender e criar animações.