Um dos principais fatores que me fazem comprar DVD`s é a quantidade e qualidade dos extras. Filmes que usam muitos efeitos especiais e 3D têm um apelo a mais, quando oferecem extras que mostram a produção do material 3D e composição. Claro que o DVD do filme Transformers tinha que mostrar algo assim. Afinal, esse foi o projeto mais complexo de animação dos últimos anos. Se você quer ter uma idéia sobre o que estará presente no DVD, a Amazon divulgou um vídeo com aproximadamente 3 minutos, mostrando partes de um documentário.

DVD Transformers - Extras e documentários

Eu sei que é pouco, mas já podemos ter uma idéia sobre o que poderemos ver nos extras. E está lá, a interface do Maya com os modelos 3D abertos, com a equipe de produção fazendo comentários. Além disso, ainda temos vários exemplos de composição, dos elementos 3D com o material em vídeo. Esse DVD vale cada centavo!

Se você quiser conferir o vídeo, visite esse endereço na Amazon.

Alguns filmes têm apelo maior quando os extras são bons, um ótimo exemplo disso é o filme Guerra dos Mundos. Nunca tive pretensões de comprar o DVD do filme, mas depois que analisei os extras, comprei e não me decepcionei. Nele temos um conjunto completo:

  • Planejamento do filme
  • Dificuldades no prazo e execução do filme
  • Preparação das filmagens para as cenas com efeitos
  • Efeitos 3D
  • Interpretação dos storyboards
  • Produção dos elementos 3D
  • Técnicas de composição

Para melhorar ainda mais a compra, parece que o DVD não estava tendo muita saída. Então ele estava por módicos 12,99 quando comprei. Esse preço está ótimo para um DVD duplo, recheado de extras!

A previsão de lançamento do DVD para o filme Transformers aqui no Brasil é no final de Outubro, apenas para locadoras e sem extras. Em Novembro aparece o filme, com a versão dupla.

Se você quiser conferir também, outro DVD que recomendo é o do filme 300. A versão dupla acompanha vários extras, mostrando as filmagens e aspectos técnicos da produção, como integração com elementos 3D e outros. Para quem gosta de computação gráfica, o material é um prato cheio!