Nos últimos anos várias iniciativas para criar livros sobre arte digital, fizeram aparecer inúmeras compilações com artistas e pequenos textos, mostrando como fazer as imagens realistas. Uma das editoras mais famosas nesse ramo é a Ballistc Publishing, que tem séries famosas como Éxpose e d'artiste. O problema em comprar esses livros, para nós aqui do Brasil, principalmente os estudantes é que o custo deles é muito alto. Os livros custam 60 dólares em média, sem o custo do frete. Mesmo com o dólar baixo, ainda fica pesado.

Hoje várias editoras compilam coleções com artistas 3d e 2d, como é o caso da 3D total. Eles estão divulgando o lançamento de um título chamado Digital Art Masters, nos mesmos moldes dos livros da Ballistic. Mas eles fizeram melhor agora, para incentivar as pessoas a comprar, um capítulo do livro está disponível de maneira gratuita para download. Isso mesmo! Podemos fazer o download do capítulo em alta resolução.

Digital Art Masters

O capítulo fala sobre o trabalho de um artista chamado Yang Zanr, nele é explicado o processo de produção para uma imagem chamada “The Faint Aroma”.

No capítulo é explicado todo o processo de produção que começa no conceito, inspirado no visual de um filme que o artista assistiu quando era criança. Depois um esboço inicial foi feito no Photoshop, para que então a produção em 3D tivesse início.

O processo de produção 3D, que foi todo realizado no Maya teve um cuidado especial com a topologia do modelo. Como o artista precisava de uma pose que exibe uma grande curvatura do corpo, as linhas da topologia receberam uma atenção especial.

Depois o artigo mostra o processo de construção das texturas, todas usando mapeamento do tipo UV. No final do capítulo ainda são abordados o processo de pose, iluminação, expressões faciais e a configuração do cabelo da modelo.

Para finalizar o artista comenta o processo de pós-produção feito no Photoshop. A imagem foi gerada em alta resolução, aproximadamente 4000 por 3500 pixels.

Se você quiser fazer o download do capítulo, visite esse endereço. O arquivo tem aproximadamente 10 MB, mesmo tendo apenas 4 páginas, você pode ter uma boa idéia do conteúdo do livro se estiver interessado em comprá-lo. Caso contrário, pode ao menos acompanhar a experiência do artista na produção da imagem.