Já estamos em outubro e ainda temos material proveniente da Siggraph 2007 aparecendo na internet. Dessa vez foi uma palestra que um artista 3d, chamado Andy Murdock fez na feira, sobre o seu trabalho com o 3ds Max e o FinalRender. Caso você não conheça o trabalho dele, visite esse endereço para assistir ao seu curta em animação, chamado Lots of Robots. Essa animação é muito bem executada, sendo que boa parte da animação é feita usando MaxScript. Isso mesmo! Ele é uma das melhores referências que conheço no uso do MaxScript para animação.

3ds max e Final Render

O vídeo é mais uma iniciativa da Cebas para divulgar o FinalRender, mas mesmo assim é possível acompanhar as explicações de Andy, sobre como ele elaborou a animação. Como o vídeo foi gravado durante uma apresentação, em vários momentos da palestra os espectadores fazem perguntas interessantes, como o tempo de render para cada parte apresentada.

Na primeira parte do vídeo é exibido um personagem robótico, que fez uso de um shader especial do FinalRender, para gerar o efeito metálico do seu corpo. Caso esse shader não estivesse disponível o artista teria que elaborar, uma textura especial em alta resolução para o modelo. No final uma pessoa pergunta o tempo de render, que para esse modelo foi de aproximadamente 1:30 minutos sem Motion Blur. Com Blur subia para 5 minutos.

O próximo trecho da animação Lots of Robots que ele comenta, mostra uma série de pássaros metálicos. Dessa vez o tempo de render para cada frame é de 20 minutos. A quantidade de modelos e detalhes no ambiente é muito grande. O mais interessante é que ele afirma estar com o mesmo tempo de render do renderizador normal do Max. Quando ele usava um domo de luz, com aproximadamente 100 pontos de luz, o tempo era o mesmo. Então a iluminação global do FinalRender é rápida mesmo, se isso for verdade.

Depois uma cena que ele afirma estar inacabada e precisa ser refeita. São cenas que mostram um ambiente interno, com rochas e cavernas.

Após essa cena interna, aparece um personagem extremamente complexo de animar. Ele tem apenas 400 pernas. Sua aparência lembra a mistura de um polvo com uma centopéia. Esse é um ótimo exemplo da aplicação de scripts para animação. Sendo exatamente o que ele fez, tudo é animado usando MaxScript.

No final da explicação ele conversa um pouco com os espectadores, falando sobre o seu processo de produção.

Se você quiser fazer o download do vídeo, esse é um link direto para ele. São aproximadamente 33MB de vídeo com 13 minutos de duração. Se você gosta de animação ou é usuário do 3ds Max, vale o download.