Você está lembrado do mecanismo de busca da Autodesk chamado de Content Search? Falei sobre e aqui no Blog não faz muito tempo. Tirando o fato de encontrar blocos 2d e 3d para AutoCAD, não havia nada de especial na tecnologia. Pois agora a Autodesk lançou um serviço de busca por blocos, com uma tecnologia inovadora, coisa de ficção científica mesmo! O novo sistema se chama Visual Search.

Mas como ele pode ser inovador. Imagine a seguinte situação, você tem uma imagem com um móvel e precisa encontrar um bloco 3d para usar em uma maquete eletrônica. Para pesquisar esse bloco com palavras, precisamos saber o nome do móvel ou nome do autor. Pois agora isso não é mais necessário, com o Visual Search é possível fazer o upload da fotografia para o sistema a busca é feita com base na imagem. Impressionante não é?

Autodesk Visual Search

As buscas realizadas por imagem podem ser feitas usando várias opções:

  • Esboço a mão livre (Doodle)
  • Desenho 2d
  • Modelo 3d
  • Fotografia

Para o pessoal que trabalha com mecânica a opção de esboço a mão livre é fantástica. Por exemplo, precisamos de uma determinada peça para encaixe em uma máquina ou equipamento. Sabemos a forma dele em 3D, mas a referência para pesquisa é desconhecida. Com essa nova opção, podemos fazer um esboço com a forma desejada e fazer a pesquisa. Se alguém produziu uma peça semelhante, o sistema vai acusar.

Quer saber a melhor parte? o esboço pode ser desenhado no próprio sistema! Não é necessário fazer desenhar no papel e depois passar no

[BP]Scanner[/BP]. Clique na opção “A Doodle” no menu do sistema e uma área de desenho ficará disponível para o esboço.

Autodesk Visual Search - Esboços

Essa tecnologia de busca é revolucionária, ainda mais sendo disponibilizada na web. Não usei muito o sistema para verificar a sua precisa, fiz apenas algumas pesquisas. Antes de criticar, devemos lembrar que ainda é um projeto em desenvolvimento, mas que já mostra grandes avanços. Espero que não demore muito para que ele seja concluído.

Caso você queira testar o sistema, visite o Autodesk Visual Search nesse endereço.