Qual a parte mais chata de produzir qualquer coisa em 3d? Poderia citar várias coisas, desde a modelagem até a configuração de texturas UV. Uma das coisas que mais incomodam as pessoas que iniciam com 3D são os famigerados renders teste. Ficar horas e mais horas, alterando configurações de materiais e luzes, até encontrar uma combinação que esteja ao seu agrado é muito cansativo. Sem falar no impacto negativo que isso gera com os novatos. Nas minhas aulas, sempre que comento sobre isso e mostro como é feito, muita gente reclama.

Pois pode esquecer-se disso, com um dos novos recursos desenvolvidos no GSOC 2007 para o Blender, esse tipo de configuração pode estar com os dias contados. Esse novo recurso é o GLSL Preview, que permite visualizar vários aspectos que antes precisavam ser renderizados, diretamente na 3D View.

Encontrei um vídeo muito bom que mostra o uso do recurso! Apesar de ser antigo, aproximadamente 2 meses, podemos perceber bem o funcionamento do novo recurso.

GLSL Preview

Impressionante não é? Veja como o autor do vídeo, chamado de ZanQdo, seleciona os modelos 3D e depois começa a alterar as propriedades dos materiais. Principalmente as configurações do shader diffuse e specular. Se você tinha dúvidas sobre o funcionamento dos dois, agora pode verificar a influência de cada um em tempo real!

Depois ele mostra a parte mais impressionante, a interação dos pontos de luz na cena. Gerando sombra e alterando a superfície dos materiais. Exatamente da mesma maneira como seria exibido no Render, que inclusive é comparado, usando o Render Preview.

Tudo isso é fantástico! Mas existe um ponto negativo, nem todos podem usar. Esse recurso só pode ser usado se a sua placa de vídeo tiver suporte ao GLSL preview. Mesmo assim é um avanço e tanto para o Blender.

Quando veremos esse recurso implementado no Blender? Provavelmente os projetos do SoC 2007 já foram finalizados. Se a fundação Blender decidir lançar a versão 2.46, antes da reformulação geral do 2.50, poderemos usar esse recurso ainda esse ano! Só nos resta aguardar.

Se você quiser testar, pode tentar usar essa compilação de testes no graphicall.org, mas lembre que essa compilação é experimental. Não há garantias que funcione.