Uma nova série de tutoriais está sendo desenvolvida pelo pessoal da 3D Total, para as pessoas interessadas na criação de modelos 3D para jogos. Esse tutorial mostra como elaborar um personagem de fantasia, usando escultura digital com o MudBox e o 3ds Max. A série é dividida em cinco partes, sendo disponibilizada em vídeo. A primeira parte aborda a criação da arte conceitual para o personagem, que é fundamental para o desenvolvimento do mesmo. Essa arte é toda desenvolvida no Photoshop, nada ou praticamente nada de 3D é abordado.

3ds max - tutorial personagens

Se você nunca viu esse tipo de estudo, perceba no vídeo como uma arte conceitual bem executada, pode ajudar muito no desenvolvimento do modelo 3d. Conheço vários artistas que tentam criar as suas artes diretamente no modelo 3D, sem fazer nenhum tipo de esboço ou estudo preliminar. Isso é totalmente improdutivo!

Muitos dos meus alunos comentam que é perda de tempo fazer esse tipo de estudo, o mais rápido é partir direto para o computador. Não é bem assim, quando sentamos direto no computador, com apenas uma idéia na cabeça, estaremos fadados aos seguintes contratempos:

  • Sua idéia pode não ser boa;
  • O conceito pode não estar completo;
  • O seu personagem pode precisar de acessórios e detalhes para se encaixar no contexto da animação/jogo.

A maioria das pessoas se perde nos detalhes. Imagine a seguinte situação, você começa a modelar e até faz um personagem de maneira rápida. Mas ao final, percebe que precisa de mais detalhamento. Ai que vem o trabalho, editar a malha para adicionar os detalhes. Se esses mesmos detalhes fossem adicionados ao longo da modelagem, na primeira vez, seria muito mais fácil.

Então aproveite o tutorial! Para fazer o download do vídeo, visite esse endereço. As próximas partes do tutorial devem abordar os seguintes assuntos:

  • Técnicas básicas de modelagem com o 3ds Max
  • Criando um modelo base
  • Esculpindo a anatomia do personagem
  • Adaptando a topologia do personagem

Assim que as novas partes estiverem disponíveis, eu aviso aqui no Blog.