Para os destemidos que gostam de testar as novas funcionalidades do Blender, mas uma compilação de testes foi lançada no dia 5, apresentando agora um novo modificador chamado MeshDeform. Esse é um modificador interessante, sua função é deformar um objeto Mesh, de maneira semelhante ao que acontece com os Lattices. Mas diferente dos Lattices, que tem uma forma fixa de cubo, esse modificador permite que qualquer objeto possa funcionar como deformador. Então temos inúmeras possibilidades de formas e opções para criar.

O funcionamento do modificador é assim:

  • Precisamos de dois objetos, sendo um deles será deformado e o outro servirá como deformador.
  • O objeto que serve como deformador deve conter todos os vértices do objeto que sofre a deformação. Apenas os vértices que estiverem dentro da área do deformador são alterados.
  • Podemos usar qualquer objeto como deformador. O único cuidado é no número de vértices no deformador, caso ele tenha muitos vértices você pode se atrapalhar um pouco.

Vejamos um exemplo mais prático. Para mostrar como ele funciona, criei dois objetos. Os dois cubos apresentam uma diferença no tamanho, sendo que o cubo menor será deformado. O maior funcionará como deformador.

Blender MeshDeform 1

Assim que tudo estiver configurado, aplique um modificador do tipo MeshDeform, no cubo menor. O modificador sempre deve ser aplicado no objeto que sofre a deformação.

Blender MeshDeform 2

Depois que o modificador estiver aplicado, precisamos adicionar configurar o campo Ob, com o nome do Mesh que funcionará como deformador. Nesse caso objeto que estou usando se chama “Cube.001”.

Blender MeshDeform 3

Quando o nome estiver configurado, clique no botão Bind para que a ligação possa ser realizada. O nível de precisão do modificador é determinado pela distância entre os dois objetos. Quanto mais próximos, mais sensível o objeto será as transformações.

Depois que você pressionar o botão Bind, aguarde um pouco. Aqui nos meus testes o processo sempre demorou um pouco, sendo que em algumas situações ele até fez o Blender travar. Então use por sua conta e risco.

Para deformar o objeto é só editar os vértices. Se você quiser testar esse modificador, faça o download da versão de testes no Graphicall.org, visitando esse endereço.