Como parte da evolução de qualquer ferramenta, o AutoCAD com o tempo foi ganhando novos derivados, especializados em áreas específicas. Por exemplo, para o pessoal que lida com topografia e cartografia, existe o AutoCAD Map. Apesar de ser baseado quase que totalmente no AutoCAD, essas ferramentas derivadas apresentam opções e menus exclusivos. Quem não está acostumado com essa nova ferramenta pode ficar literalmente perdido. Lembro que uma vez tive que usar o AutoCAD Architecural Desktop em uma empresa, para editar os desenhos de um projeto. Como não conhecia a ferramenta, apenas o AutoCAD, fiquei um bom tempo investigando e testando as ferramentas para descobrir como tudo funcionava.

Se você é usuário do AutoCAD, mas quer aprender um pouco sobre a versão voltada para arquitetura, chamada de Architectural Desktop ou AutoCAD ADT, encontrei uma série de tutoriais em vídeo, totalmente gratuitos, mostrando os principais recursos da ferramenta. Os tutoriais têm autoria de Amy Fietkau, especialista na ferramenta pela Autodesk.

Tutoriais AutoCAD para Arquitetura

Os tutoriais abordam aspectos próprios da elaboração de projetos, como a configuração de:

  • Portas
  • Janelas
  • Blocos
  • Pavimentos
  • Escadas

Esses são objetos inerentes aos projetos arquitetônicos. Todos os vídeos têm curta duração, mas podem ajudar muito na hora de migrar para uma ferramenta desconhecida.

Se você quiser conhecer um pouco mais ainda, outras opções para incrementar os seus projetos arquitetônicos no AutoCAD existem opções nacionais. Na faculdade eu trabalhei com uma ferramenta chamada Arqui 3D, que é desenvolvido pela Grapho. Ele funcionava como um plugin para o AutoCAD. Na época usávamos o AutoCAD 14 e o Arqui 3D equivalente.

Hoje a Grapho tem uma ferramenta mais sofisticada, derivada do Arqui 3D chamada Active 3D. Já vi uma apresentação do Active em evento sobre CAD, aparentemente parece ser uma ótima ferramenta.

A vantagem de usar um software produzido no Brasil é a tradução e contextualização dos termos usados para as ferramentas. Hoje eu não sei como está, mas na época que tive contato com o ADT, a maioria dos termos usados fazia referência ao mercado americano. Aqui no Brasil temos um vocabulário próprio para determinar algumas partes do projeto. Pelo que me lembro o Arqui 3D e o Active 3D já apresentam esses termos próprios do nosso mercado, devidamente contextualizados com a nossa realidade. Coisa que não acontece com facilidade no ADT.

Se você quiser conhecer mais o Active 3D, a Grapho disponibiliza uma série de vídeos mostrando as ferramentas dele em ação. Todas aplicadas na elaboração de projetos arquitetônicos.

Antes de sair procurando essas ferramentas, lembre que todas elas são proprietárias e muito bem pagas. Para estudantes ou pessoas que não estão dispostas a pagar pelo software, sem perda de qualidade recomendo uma solução baseada em software livre como o QCAD ou free2design.