Criar modelos 3D, principalmente às chamadas formas primitivas é extremamente fácil. Em ferramentas como o Blender, podemos com poucos cliques de mouse criar esferas, cubos e cilindros. Se você trabalha com algumas ferramentas de ilustração 2D, integrar essas formas é ainda mais fácil. Depois de renderizar a imagem, salvamos em um formato com canal alpha (transparente), importamos e a imagem estará integrada a ilustração. Apesar de ser fácil, essa integração trás uma desvantagem, a imagem renderizada não é vetorial. Isso faz com que ela não possa ser usada em todas as escalas e resoluções, sem perda de qualidade.

Algumas ferramentas 3D até possuem opções para gerar formas 3D básicas, como o Corel Draw e o Adobe Illustrator. Mas mesmo assim, ainda são limitadas. Mas e o Inkscape? Bem, ele ainda não apresenta nenhuma opção sofisticada de criação, mas não é impossível criar primitivas 3D com ele, assim como nas outras ferramentas de ilustração. Com as técnicas corretas, podemos fazer ótimos objetos 3D complexos, simulando até luz e sombra.

Tutorial Inkscape 3D

Pois um artista chamado rockraikar, publicou no seu blog um ótimo tutorial mostrando como conseguir esse efeito no Inkscape. Tudo usando as ferramentas do próprio Inkscape, para conseguir criar uma cena com um cubo, prisma e cilindro todos eles vazados. Esse detalhe do objeto ser vazado dificultou um pouco o processo, mas por outro lado enriqueceu o tutorial.

A técnica é relativamente simples, o truque consiste no uso correto das formas necessárias para se construir o objeto. Por exemplo, para fazer o cilindro o artista usou três objetos, que foram moldados com a ferramenta Difference do Inkscape, que na interface em português está localizada no menu caminho, sob o nome de Diferença.

Depois o segredo está no uso das cores em gradiente, para passar o efeito de um objeto em 3D. Para os outros objetos o processo é idêntico, o que se altera é o formato das curvas, usadas para construir os objetos.

Ficou interessado? Lembre que o Inkscape é software livre e pode ser usado sem restrições, da mesma maneira que o Blender. Para os artistas mais espartanos, que gostam de ilustrar tudo, esse tutorial dá ótimas dicas na elaboração de formas geométricas em 3D.

Se você quiser saber como fazer gradientes com o Inkscape, pode conferir o tutorial que publiquei aqui já faz certo tempo.