Se algum dia você já tentou fazer a integração de objetos ou animações em 3D ao Flash, deve ter percebido que essa não é uma tarefa simples, que na maioria das vezes só pode ser resolvida com seqüências de imagens, simulando uma animação. Outra alternativa seria usar códigos em ActionScript, para com as linhas vetoriais simular objetos em 3D. Esses métodos apresentam vários problemas, nesse último temos a dificuldade em saber elaborar os códigos. No primeiro método, sempre acabamos com arquivos de grande tamanho, que resultam em animações muito pesadas.

Para quem trabalha com Flash e precisa ou gostaria de integrar objetos 3D, existe agora um componente muito bom para esse propósito, chamado de Papervision.

Flash e Papervision

Com ele é possível simular um ambiente 3D real dentro do Flash, inclusive com a criação e manipulação de câmeras. O processo de animação e criação de ambientes 3D para a Web fica muito mais fácil.

Se você tem o Flash e quiser testar o funcionamento dele, pode conferir um ótimo tutorial lançado pela revista Computer Arts, abordando a utilização dessa ferramenta. O tutorial está disponível para download, em um arquivo PDF. Ele mostra todos os aspectos do componente, desde os comandos básicos como a importação de objetos em 3D até a navegação e uso de câmeras.

Para as pessoas que não quiserem usar o Flash, podem conferir o web site oficial do projeto Papervision, que mostra um ambiente em 3D muito bem feito, mas que ainda demora um pouco para carregar. Mesmo assim a simulação da câmera e os objetos em 3D estão muito bem executados.

Praticamente qualquer ferramenta 3D pode ser usada para produzir material, o único requisito necessário é exportar os modelos 3D para o formato COLLADA. Esse é o formato que o Papervision consegue importar. O Blender já possui um Script que exporta para esse formato, então não será problema integrar as cenas produzidas nele com o Flash.

Essa é uma ótima ferramenta, pena que os exemplos mostrados ainda são um pouco pesados. Mas acredito que economizando nas texturas, o tempo de carregamento tende a diminuir bastante. Para fazer o download do Papervision visite o Blog do projeto.