A grande maioria dos tutoriais que encontramos na internet, sobre animação de personagens fala exclusivamente sobre personagens bípedes. Tudo bem que esse tipo de personagem é a maioria, nas animações e comerciais. Mas e se quisermos aprender a animar quadrúpedes? Não é impossível utilizar esse tipo de personagem em animações se a história for variada, ainda mais com personagens inspirados em animais. A razão pela qual existem poucos tutoriais sobre o assunto, reside na dificuldade e complexidade desse tipo de animação. A dinâmica do movimento e reações no esqueleto é bem diferente, assim como a quantidade de objetos para controlar.

Para ajudar nessa tarefa o pessoal da Sidefx, desenvolvedores do Houdini, lançaram um tutorial muito interessante, mostrando como executar uma animação com personagens quadrúpedes, com o Hoidini. Apesar de ser direcionado exclusivamente para o Houdini, podemos aprender muito com os conceitos e técnicas utilizadas nos vídeos. Sim, o material está todo em vídeo e PDF`s para download. Com os conceitos bem assimilados, podemos facilmente transportar os conhecimentos para softwares como o Blender, 3ds Max, Maya ou Softimage XSI.

Tutorial personagem quadrúpede Houdini

O tutorial está dividido em cinco partes, que podem ser copiadas de maneira individual. As partes têm os seguintes títulos:

  1. Setup e configuração dos bones: Essa primeira parte do tutorial, mostra como usar uma ferramenta do Hoidini, para deixar o processo de criação da geometria automatizado.
  2. Criando a geometria: Depois que os ossos estiverem criados, será necessário elaborar um modelo para testes. O título aborda a criação de um elemento chamado Proxy Geometry, que nada mais é que um modelo simples que não se deforma. Esse tipo de modelo está em baixa resolução, possibilitando ao animador, criar movimentos e ajustes rápidos para a animação. O produto final é realizado em um modelo com mais detalhes.
  3. Criando os controles de deformação: Nesse próximo vídeo o tutorial mostra como elaborar os controles de deformação para o personagem.
  4. Pintando o peso nos vértices: Assim como em outras ferramentas de animação, precisamos pintar a influência que cada osso exerce nos vértices, para ajustar as deformações. Esse vídeo mostra como fazer.
  5. Criando a animação: Com o personagem todo configurado, agora o tutorial mostra como elaborar a animação em si.

Se você já fez alguma animação ou ajuste de personagem, deve saber que a parte mais demorada são os ajustes de deformação. Demora um pouco até que tudo fique perfeito, podemos perceber isso pela duração dos vídeos. A parte mais demorada do tutorial é a configuração dos pesos nos vértices, essa parte se prolonga por mais de trinta minutos.

Para quem estuda animação, esse é um ótimo tutorial, apesar de ser direcionado a usuários do Hoidini. Com um pouco de atenção, podemos usar os mesmos conceitos em qualquer suíte 3D, para produzir ótimas animações com quadrúpedes.