Com a demora no desenvolvimento do Yaf(a)Ray o Indigo acaba sendo uma das opções disponíveis para os usuários do Blender, que querem aplicar um nível de realismo mais aprimorado nas suas cenas. Claro, sem a necessidade de fazer configurações ou ajustes complexos na iluminação. Caso você não esteja acompanhando, pouco tempo atrás o Indigo ganhou uma nova versão e o Script que faz a integração com o Blender, chamado de Blendigo, também recebeu uma atualização.

Para ajudar os usuários do Blender a usar melhor o Indigo, um artista 3d da comunidade hispânica do Blender produziu uma série de vídeos, mostrando como usar detalhadamente o Indigo em conjunto com o Blender. Isso mesmo! O material agora não está em inglês.

Blender e Indigo

O autor se chama afecelis, ele produziu o publicou os vídeos em um fórum de usuários que falam espanhol. O tutorial está dividido em sete partes, que abordam desde a instalação do Indigo e Blendigo, até a configuração dos materiais e luzes para renderização.

Já assisti aos tutoriais e posso dizer que são ótimos! Se você tem dificuldades com o Indigo, se prepare para dizer que você tinha dificuldades. Para as pessoas que usam o Blender para fazer maquetes eletrônicas, essa é uma ótima opção para aprender uma alternativa viável e poderosa ao YafRay.

Aqui vai uma descrição dos conteúdos abordados nos vídeos:

  1. O primeiro vídeo aborda a instalação e ajuste das ferramentas necessárias para usar o Indigo. Claro que o próprio Indigo é abordado assim como a instalação do Blendigo.
  2. Com todas as ferramentas devidamente instaladas, agora o autor mostra como criar uma cena simples.
  3. Agora é a hora de configurar os materiais no Blender, ainda não foi abordado nada específico do Indigo. Apenas as configurações padrão do próprio Indigo.
  4. Com os materiais ajustados no Blender, o autor mostra como configurar as opções de material no Blendigo.
  5. Essa parte é interessante para quem gosta de iluminação. Esse vídeo aborda a configuração das luzes no Blender, para que a cena seja depois exportada com o Blendigo.
  6. Agora é hora de renderizar com o Indigo, o vídeo mostra como fazer a renderização.
  7. Esse último vídeo mostra como configurar um objeto como emissor de luzes, assim como acontece com o processo de radiosidade do Blender. No tutorial temos um plano, que passa a emitir energia luminosa.

Aproveite para fazer o download enquanto o material está online, estou preparando um artigo sobre esse tutorial para a BlenderNation. Depois que o pessoal lá começa a acessar esse tipo de material, o limite de transferência dos arquivos acaba estourando.

Agora você não tem mais desculpas para não usar o Indigo!