Está na ora de colocar o seu portunhol em prática! Mais um número da ótima revista eletrônica Render Out foi lançado na última semana. Para quem não gosta do material em inglês, que sempre estou divulgando aqui, essa revista trás um alívio, o conteúdo é todo escrito em espanhol. Por isso, quem tem dificuldades em compreender inglês, pode se beneficiar. Essa revista não tem um foco definido, ela apresenta artigo em diferentes áreas e ferramentas da computação gráfica, qualquer artista 3D ou 2D pode se beneficiar dos seus tutoriais e matérias.

Revista Render Out #2

Para mostrar o que espera por você na revistam, elaborei uma compilação dos artigos e tutoriais apresentados nessa edição da Render Out:

  • Como combinar imagens em HDRI: Esse tutorial mostra como combinar várias fotografias para montar uma imagem HDRI.
  • Produzindo a imagem “Home Sweet Home”: Aqui temos um artigo que mostra os vários aspectos de uma imagem muito interessante, com um aspecto de desenho animado. A imagem retrata a casa de um simpático tucano. Tudo foi produzido no Maya, com grande riqueza de detalhes e atenção especial para as texturas.
  • Entrevista com Aaron Sims: O pessoal da revista entrevistou esse importante artista digital, que já trabalhou em vários filmes de alto nível como guerra dos mundos, exterminador do futoro 3 e outros.
  • Tutorial de iluminação com V-Ray: Esse artigo mostra como iluminar uma cena interna com o V-Ray.
  • Produzindo “Portrait of a Silent Man”: Aqui temos um artigo, reproduzido de um site, mostrando como modelar e compor uma cabeça fotorealística. Não faz muito tempo que publiquei um artigo sobre esse tutorial, aqui no Blog.
  • Artigo sobre proteção de propriedade intelectual: Esse artigo fala sobre as técnicas e artifícios que os artistas 3d podem usar, para proteger o seu trabalho. Várias dicas como o uso de marca d'água, publicações em Flash e outras são abordadas.
  • Produzindo “Solo Un Niño”: Se você usa o 3ds Max, pode aprender um pouco mais sobre técnicas de modelagem nesse artigo. Ele aborda a criação de uma cena um tanto quanto estranha, mas que vale pelas técnicas apresentadas para modelagem, render e texturas.
  • História do cinema e efeitos visuais: Aqui temos uma matéria que aborda um pouco da revolução proposta, pelos efeitos do clássico Tron!
  • Produzindo “Eternal Flame”: O artigo em questão mostra em detalhes a produção de uma cena fantástica, no Softimage XSI, tanto pela beleza plástica e técnica da imagem. Não deixe de ler essa matéria.
  • Entrevista com Michael Van Den Bosch: Ótimo artigo sobre o processo de criação e concepção de personagens, do artista entrevistado.
  • Produzindo o Parthenon: É muito difícil encontrar materiais e artigos, sobre a produção de maquetes eletrônicas no Softimage XSI. Pois, esse tutorial mostra os passos usados na reprodução desse monumento histórico da Grécia, no formato de uma maquete eletrônica.
  • Composição de cenas: Aqui temos um artigo que aborda a composição e produção de cenas virtuais. Aspectos como planos, cores e disposição dos objetos são abordados.
  • Entrevista com equipe de efeitos do filme “As crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspian”: Aqui temos uma matéria que fala sobre a evolução dos efeitos usados para o filme, além de falar sobre o estado em que está a pós-produção do filme.
  • Tutorial Criando uma cabeça feminina: Para finalizar a revista mostra um tutorial, abordando a criação de uma cabeça feminina realista. O tutorial mostra o processo usando o Softimage XSI com o Zbrush.

Como você pode perceber, os assuntos abordados são variados e uma ótima referencia para artistas experientes e iniciantes. Vale muito o download!

A Render Out é gratuita e pode ser copiada nesse endereço. Aproveite, são 82 páginas de ótimo conteúdo.