Os usuários mais antigos do Blender, devem saber que o renderizador externo que melhor se integra ao Blender é o YafRay. Mas nem tudo são flores para os usuários do YafRay, um dos seus maiores problemas não está relacionado a falta de recursos, mas sim ao ciclo de atualizações. Isso não é culpa de ninguém, o projeto é sustentado por usuários e alguns poucos programadores que atualizam a ferramenta, mas o suporte ao YafRay não é tão forte como o do Blender. Tanto é que a ferramenta ficou um bom tempo, tida como um projeto encerrado, sem atualizações consideráveis.

O novo YafRay, chamado de YafaRay é uma esperança para os usuários do Blender, mas novamente ele está em “desenvolvimento” há mais de um ano e meio, sem apresentar sequer uma versão Release Candidate.

YafRay Logo

Mas nem tudo está perdido! Segundo uma mensagem publicada nos últimos dias, nos fóruns do YafRay, os desenvolvedores devem esse ano, assim como acontece com o Blender, submeter um projeto para o Google Summer of Code 2008 (SoC 2008), para tentar melhorar a ferramenta, com financiamento do Google!

Para quem não conhece, o SoC é uma iniciativa do Google que financia o desenvolvimento e melhoria de ferramentas open source, por estudantes de graduação que estão de férias no meio do ano (verão no hemisfério norte).

Segundo a mensagem dos desenvolvedores do YafRay, o que os deixou animados foi que nos últimos anos, projetos de menor importância e relevância que o YafRay, tiveram iniciativas aprovadas para o SoC. Isso os deixou animados a participar. Essa pode ser a iniciativa que faltava para que o YafaRay veja a luz do dia, como uma versão estável e oficial do YafRay.

Agora só temos que esperar até o segundo semestre desse ano, caso algum projeto com o YafRay seja aprovado, ele provavelmente só estará terminado no segundo semestre de 2008.

Enquanto você espera, o que acha de fazer o download de um papel de parede do YafRay? Visite esse tópico dos fóruns do YafRay para visualizar a imagem produzida pelo afacelis, eu já fiz o download.