Ao que parece que esses dois últimos dias são dedicados apenas a composição e efeitos em vídeo. Esse já é o terceiro artigo sobre o assunto, que publico na semana. Hoje estou aqui para indicar, mais um artigo que fala sobre composição de imagens 3D, mas agora voltado para vídeo. Já havia publicado um texto, falando sobre composição de imagens estáticas, mas hoje falarei sobre um artigo, indicado por um leitor e animador de personagens chamado Virgílio Vasconcelos. Ele também é o mais novo editor da BlenderNation.

O Virgílio me escreveu a algumas semanas, indicando um artigo muito bom, publicado no seu blog pessoal. Ele fez uma análise criteriosa, sobre o trailer da nova animação dos estúdios Bluesky. Tudo sob o ponto de vista da composição das imagens vídeo. Junto com ao texto, ele publicou uma série de imagens, tiradas da animação, para fazer a sua análise.

Composição para vídeos

Se você gosta de animação ou pretende se especializar nessa área, esse texto é mais que recomendado.

Aproveitando o embalo da composição, vou aproveitar para indicar mais um texto, dessa vez um tutorial publicado na web, mostrando como fazer composição de imagens para 3d. O tutorial mostra a solução para um problema muito comum, para a maioria das pessoas que estão tomando contato pela primeira vez com 3d, muitas vezes o software 3d não produz todos os elementos de uma imagem. Pior ainda, em algumas situações é inviável produzir tudo e o render sair completo.

O tutorial foi publicando no web site da revista ITS ART, mostrando como uma imagem chamada “Bumblebees” foi elaborada. A composição é extremamente complexa, com muitos planos de visão e personagens na cena. Seria extremamente trabalhoso, tanto do ponto de vista do trabalho mesmo, como de recursos computacionais, gerar esse tipo de imagem de maneira completa, com apenas um render.

Bumblebees

Para facilitar o processo, o artista dividiu o processo em várias camadas, o chamado render pass. Com isso, ele acabou com várias imagens separadas, que foram mescladas depois no photoshop. Apesar de ter sido produzido no 3ds Max, essa imagem ilustra bem o que é possível fazer, quando pensamos em camadas. Caso você ache que todo o render, deveria ser completo, esse tutorial pode mostrar como um pouco de organização e planejamento, pode economizar em horas de trabalho.