Todos os usuários do Blender devem estar ansiosos, aguardando pelo esperado Blender 2.50, com as inúmeras novidades prometidas para o lançamento. Mas uma mensagem, publicada pelos desenvolvedores nesse domingo, pode desanimar muitos, que aguardavam um lançamento para breve. Talvez o lançamento seja adiado até Julho desse ano. Infelizmente não há muito que fazer nesse caso, além de esperar e torcer para que esse prazo seja verdadeiro. Por experiência própria, podemos colocar mais algumas semanas nesse prazo, como segurança para a resolução dos famosos Bugs. Como a quantidade de novidades para essa versão é muito alta, provavelmente eles estarão lá, em grande quantidade.

Blender 2.50 - Só em Julho!

Caso você seja um novo usuário do Blender, esse é um dos lançamentos mais aguardados do Blender nos últimos anos. Ele promete novidades mais que a transição do Blender 2.37 para o 2.40, quando o sistema de Bones, Transformações e Modificadores foi implementado. Agora, os usuários aguardam até por uma reformulação na interface da ferramenta.

As alterações são tão grandes, que o ciclo de 5-6 meses entre as atualizações foi quebrado. Se realmente esse prazo se concretizar, teremos uma janela de quase 1 ano entre o Blender 2.45 e o seu sucessor. Mas calma! Nem tudo está perdido, pois alguns rumores e comentários apontam para um lançamento intermediário.

Tudo indica que o projeto Peach, pode gerar uma nova versão do Blender, com as novidades desenvolvidas especialmente para o projeto, assim como algumas ferramentas que já estão implementadas no SVN, como as reflexões borradas e o novo sistema de partículas. Algumas pessoas chamam essa versão de “Peach Blender”, que provavelmente seria numerado como 2.46.

Esse lançamento também pode incorporar as novidades desenvolvidas no projeto SoC 2007, que ainda não apareceram no SVN ainda. Mas, muito provavelmente estão prontas.

Quando essa versão sai? Está agendado um lançamento para 30 dias, depois que o render do projeto Peach for encerrado.

Então, se você ficou decepcionado com a espera para a versão 2.50, pode ter certeza que teremos no meio do caminho mais um lançamento, que vai matar um pouco da curiosidade e necessidade por novidades. Uma coisa que você deve se acostumar, em relação às atualizações no Blender.

Estipular prazos e datas para os lançamento é algo complicado, geralmente os responsáveis pelo desenvolvimento dizem que o Blender “está pronto, quando está pronto”. Isso quer dizer que não há pressa para lançar uma ferramenta inacabada, quando ele estiver estável e funcional, pode ter certeza que será lançado.