Você já tentou fazer alguma cena externa em 3D com grama realista? Quando eu digo realista, me refiro a foto realismo mesmo! Pois é, para muitas pessoas gerar esse tipo de superfície é um verdadeiro pesadelo, pelas dificuldades técnicas e exigência de hardware envolvida, que dependendo da solução adotada, pode multiplicar o tempo de render em até 10 vezes. As técnicas existentes hoje se baseiam, na maioria dos casos, no uso de partículas. Antigamente, os usuários precisavam de scripts e plugins especiais para criar essas superfícies.

Ainda lembro que os usuários do 3ds Max, tinham como sonho de consumo para isso o famoso (na época), plugin shagfur e shaghair da antiga digimation.

Tutorial para fazer grama com Blender e Indigo

Se você quer trabalhar com técnicas recentes para a criação dessas superfícies, encontrei dois tutoriais fantásticos, para sistemas de renderização realistas. Os tutoriais abordam a criação de grama com o Maxwell render e com o Indigo. Ambos os softwares funcionam de maneira muito semelhante, gerando imagens ultra-realistas, com base em sistemas de iluminação fundamentados em física real.

No tutorial sobre o Maxwell render, o pessoal do realistc design compilou um guia sobre como criar um plano, com a superfície coberta com grama. Eles até mostram como criar a textura usada na grama, desde a foto até a edição no photoshop. O segredo desse tutorial é criar pequenos planos, aplicando uma textura de grama nele. Essa mesma textura recebe um mapa de transparência, para que a parte superior do plano, que não apresenta a imagem das folhas fique transparente.

Assim temos uma imagem com grama altamente realista. Para fazer o download desse tutorial (arquivo PDF), visite essa página nos fóruns da Next Limit, desenvolvedora do Maxwell. O acesso só é permitido a usuários registrados.

No Indigo o processo é muito semelhante, só que agora, para benefício geral o tutorial mostra como aproveitar o Blender no tutorial! O texto, publicado nos fóruns do Indigo, mostra como realizar o mesmo processo usando o Blender, com a mesma técnica.

Um plano é usado para aplicar uma textura de grama, para depois o mesmo plano ser distribuído sobre uma superfície. Se você usa o Blender com o Indigo, recomendo a leitura e a prática com o tutorial. O resultado é fantástico.

Obs: O autor de tutorial se chama drBouvierLduc.