O processo de organização para a proposição de projetos que possam ser desenvolvidos no Google Summer of Code 2008, que acontece no meio do ano, está em andamento para o YafRay! Os desenvolvedores do renderizador que melhor se integra ao Blender organizaram até uma Wiki, para reunir idéias para projetos e tentar melhorar ainda mais a ferramenta. Eu já havia comentado sobre isso aqui, mas a iniciativa de criar um Wiki para reunir idéias da comunidade de usuários mostra a seriedade do projeto.
O SoC já trouxe inúmeras ferramentas interessantes para o Blender e agora pode fazer o mesmo pelo YafRay. Como o YafaRay está ainda nas suas fases iniciais de desenvolvimento, alguns recursos interessantes podem ser adicionados a próxima versão da ferramenta.
Infelizmente uma das coisas que o YafRay mais precisa hoje em dia, ao menos no desenvolvimento do YafaRay é a nova API de renderização do Blender, que muito provavelmente só estará disponível no Blender 2.50. Essa é a razão que faz com que o YafaRay seja executado em uma versão especial do Blender, com algumas dessas modificações já implementadas em caráter experimental. Para nós usuários isso é péssimo! Por exemplo, eu não tenho coragem de usar o Blender com o YafaRay para produção de material comercial, em que as tarefas resultam em prazos e retorno financeiro.
Adotar esse tipo de versão em ambientes de produção pode trazer sérios riscos profissionais e financeiros, caso você encontre um bug que impossibilite a conclusão do trabalho, da maneira como você deseja, não haverá garantia que o problema será resolvido a tempo. Por isso é que os desenvolvedores não recomendam o uso do YafaRay para tarefas críticas.
Isso está parecendo enredo de novela, mas é a realidade das ferramentas que tanto gostamos de usar. Veja que o Blender 2.50 passa a gerar mais essa expectativa, em torno da reformulação da interface da ferramenta e dos novos recursos, que podem trazer melhorias significativas e integração facilitada com outros sistemas.
Não podemos esquecer também que o próprio Blender deverá participar novamente do SoC 2008, com projetos submetidos até o meio do ano.
Aproveitando esse texto sobre o YafRay, no último tutorial sobre o YafaRay, fiquei devendo uma explicação sobre os diferentes métodos de GI disponíveis na ferramenta. Bem, usei como referência para a explicação a descrição do próprio Samo, desenvolvedor do YafRay, disponível nesse link. A descrição resumida é a seguinte:
- Path Tracing: Com esse método os raios de luz são disparados da câmera. Esses mesmos raios refletem nas superfícies até encontrar um ponto de luz. Quando o ponto de luz é encontrado, o software então faz o cálculo da iluminação com base no caminho traçado pelos raios e as propriedades das superfícies.
- Photon Map: Aqui os raios de luz são disparados das respectivas fontes, até que eles formem um mapa de fótons. Como o importante aqui é a emissão dos raios, a partir das fontes de luz, a posição da câmera não é importante.
Bem, enquanto esperamos as novidades para o próximo YafRay alguns usuários mais experientes do Blender já começam a migrar para outros renderizadores. Por exemplo, o Enrico Cerica que é usuário tanto do Indigo como do YafRay tem postado mais trabalhos com o Indigo ultimamente e muita gente já investe também no Luxrender.
Para você ter uma idéia do que o Enrico está aprontando com o Indigo, confira esse trabalho que ele publicou na galeria da CG Society. O trabalho de texturas e iluminação é fantástico! Tudo modelado no Blender! Claro que muito do apelo dessa imagem está na textura, mas a iluminação também ajuda.
Como é possível perceber, essa novela entre o YafaRay e o Blender 2.50, ainda terá muitos capítulos até que tudo se resolva, mas ao menos com essa perspectiva de uma melhor integração e novas ferramentas, temos esperança que junto com o Blender 2.50, o YafaRay seja lançado oficialmente com uma versão estável ainda esse ano! Isso iria coroar o lançamento do Blender com essa fantástica ferramenta de renderização.
Agora é só ter paciência e esperar!