Várias atividades consomem um tempo considerável na produção de uma imagem em 3D, dentre essas atividades está o teste de materiais, que geralmente é realizado apenas durante a execução de um projeto. Esses testes consistem na configuração exata dos parâmetros dos shaders e reflexões dos materiais. O problema com esses testes é que eles muitas vezes se misturam com os testes de render, o que acarreta uma enorme perda de produtividade. Imagine a seguinte situação, você tem uma cena que demora cinco minutos para renderizar em baixa resolução, para testar os parâmetros de dez materiais, apenas com um render teste para cada material, seriam necessários cinqüenta minutos só de render!

Como acelerar esse processo? Podemos montar uma biblioteca de materiais, para consultar no momento em que estamos construindo uma cena. Existem até as chamadas cenas teste, que são características de cada ferramenta e renderizador. Várias ferramentas como V-Ray, Mental Ray, Indigo e YafRay, disponibilizam cenas que têm como propósito permitir que o artista avalie um material ou textura, sobre uma superfície complexa.

Durante muito tempo procurei a cena modelo do YafRay, para poder fazer testes com o Blender e criar uma boa biblioteca de materiais. Desde que achei essa cena, sempre que tenho um tempo sobrando, tento montar novas combinações de materiais, para que durante um projeto eu tenha uma boa base de materiais para pesquisa. Você também quer essa cena para testar configurações? Pois aqui está o link para fazer o download dessa cena.

Quando renderizamos a cena, vemos a seguinte imagem:

Material metálico no Blender e YafRay

A cena é simples, sendo composta por um cubo com algumas lâmpadas do tipo área, posicionadas estrategicamente nas faces internas do cubo. No arquivo estão presentes também as texturas usadas na imagem.

Cena de teste no Blender para YafRay

O processo de utilização dessa cena é simples, basta selecionar os elementos da geometria de teste, que possui uma quantidade pequena de vértices, mas superfícies curvas e complexas, para testar o comportamento dos materiais com a luz. Assim que você selecionar o objeto, configure o material e pressione F12, para que o render inicie. Essa cena é própria para o YafRay e YafaRay, mas com alterações na estrutura da iluminação, pode ser utilizada com o Render padrão do Blender também.

Se você não sabe por onde começar, visite essa discussão nos fóruns do YafRay, para visualizar várias configurações de materiais para o YafaRay.

Use essa cena para construir a sua biblioteca, para que durante um projeto você não perca tempo “chutando” as configurações.