Qualquer ferramenta que trabalhe com objetos complexos ou que envolvem várias partes, como maquetes eletrônicas, precisa de um bom sistema de camadas. Assim é com o SketchUp, que de maneira semelhante a uma ferramenta de CAD, permite separar os elementos 3d de uma maquete em várias camadas, para facilitar o processo de modelagem e visualização. Apesar de usar o nome camadas, a ferramenta funciona mais como uma espécie de grupo, até porque seria complicado fazer um sistema de camadas semelhante ao do Photoshop em um ambiente 3D.

Caso você nunca tenha usado o SketchUp, encontrei um ótimo vídeo produzido pela própria equipe do Google, mostrando o funcionamento do gerenciador de camadas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fBdP499iw0Y

O vídeo é simples, mas mostra o funcionamento do sistema de camadas. A primeira coisa que eles mostram é como fazer a janela de camadas ficar visível.

Depois que a janela está aberta, a autora do vídeo começa a mostrar as suas funcionalidades, sendo a primeira relacionada ao controle de visualização, muito comum em softwares de CAD. Quando o checkbox da coluna Visible é desabilitado, qualquer objeto pertencente aquela camada fica oculto.

Simples não é? Na verdade não! O vídeo mostra um problema comum a modelagem no SketchUp, relacionado a ligação entre os objetos, mesmo estando em camadas diferentes. Por exemplo, a autora do vídeo expande um objeto em uma camada visível. Essa mesma ação é transferida para um objeto em uma camada oculta, resultando em um modelo 3d todo deformado.

O segredo para organizar os objetos aqui é transformar os elementos que fazem parte de uma camada em um grupo, antes de adicionar os mesmo em uma camada. Isso evitará que os planos fiquem deformados, caso você precise estender ou ampliar o tamanho de alguma superfície.

Assim que essa explicação termina, que é a parte mais importante do tutorial, a autora mostra como criar e organizar as camadas. Essas são funções comuns e que não precisariam de explicações tão detalhadas. Mas a dica de organização em grupos é importante, inclusive foi o que me motivou a escrever um artigo sobre esse vídeo. Já que muita gente pode estar passando por esse mesmo problema.

Bem, agora você já conhece a solução.