De posse de algumas informações privilegiadas, vindas de fontes confiáveis acabei descobrindo que o pessoal da fundação Blender estava fazendo o upload, do Blender 2.46 RC1, para uma pasta nos seus servidores. Sim! O tão aguardado Blender 2.46 está disponível para download. Fiquei monitorando essa pasta, até que eles terminassem de fazer o upload de todas as versões, para os diferentes sistemas operacionais compatíveis com o Blender. Hoje à tarde eles finalmente terminaram. Quer fazer o download? Visite esse endereço e escolha a opção que melhor se adéqua ao seu sistema operacional e processador.

Blender 2.46 RC1

O que mudou? Na verdade, se você estava acompanhando os artigos que eu publiquei aqui no blog, com as novas ferramentas do Blender, pouca coisa mudou. Todas as novas ferramentas estão lá.

  • Modificador Bevel
  • Modificador Explode
  • Modificador MeshDeform
  • Novo sistema de partículas
  • Novo sistema de simulação de tecidos (Cloth)
  • Novas opções de soft body
  • Reflexões borradas com o Ray Mirror
  • Novas opções no editor de curvas IPO
  • Outras

Além dessas opções que eu já havia listado, reparei em mais alguns detalhes que apareceram aqui nessa versão. Agora existe uma opção no painel Scene, em que podemos selecionar a quantidade de núcleos usados para renderizar uma cena. Então, se você tem um computador com múltiplos núcleos no processador, agora é possível configurar o Blender para usar esses núcleos.

No mesmo painel, ao lado do botão Render agora existe um botão SSS que habilita a renderização do Subsurface Scattering.

Ficou alguma coisa de fora? Sim! Aparentemente nessa versão não foram inclusos alguns projetos do SoC 2007 e as texturas do tipo Tile estão ausentes dessa versão.

Dessa vez a comunidade não teve nenhum concurso para escolher a Splash screen, como essa é praticamente uma edição comemorativa ao projeto Peach, então a imagem será retirada da animação como já acontece com essa versão RC1. Espere uma atualização na versão final, provavelmente a imagem será outra.

Mais uma coisa me chamou a atenção nessa versão, poucos Scripts em Python foram adicionados além do já aguardado Trees from Curves, usado para criar a vegetação no Peach. Lembre! Use essa versão do Blender apenas para testes, evite abrir arquivos importantes e principalmente salvar esses arquivos com o RC1.

Para conferir a lista completa de novos recursos e ferramentas adicionadas ao Blender, visite o release notes do Blender 2.46.