A corrida para a submissão de projetos para o Google Summer of Code 2008 já começo, e esse ano promete ser especial para quem trabalha com o Blender e ferramentas 3d de código aberto. Além do Blender, que já vem participando com vários projetos nos últimos anos, agora o YafRay poderá ter melhorias custeadas pelo Google. Quem sabe não é agora que a nova API de renderização para o Blender pode ser implementada e o YafaRay(estável) finalmente verá a luz do dia.

Blender e o SoC 2008

Ainda não existe nenhum projeto submetido por usuários do Blender, mas uma página própria para isso já está disponível na Wiki do Blender. Caso você tenha interesse em acompanhar as idéias, para ferramentas ou novas funcionalidades para o Blender, visite regularmente aquela página para acompanhar os projetos.

Um estudante do Brasil pode participar? Sim! Claro que sim! Inclusive essa é uma oportunidade fabulosa para colocar em prática, os conhecimentos acadêmicos. Infelizmente o calendário do projeto não nos favorece aqui no hemisfério sul, o pessoal do norte estará em férias. Por isso acabam tendo essa vantagem em relação ao tempo, mas quem disse que as coisas precisam ser fáceis?

Sempre recebo mensagens de estudantes de graduação que querem usar o Blender, como tema para fazer as suas monografias de graduação ou trabalhos de pesquisa. Pois, o que você acha de participar do projeto e ainda usar a experiência para fazer o seu trabalho acadêmico? Isso mesmo! Se você é estudante de informática, próximo de fazer uma monografia, dissertação ou tese, o que acha colocar a sua pesquisa em prática no Blender?

Você estará concluindo a sua pesquisa e ainda terá um trunfo! Na hora de defender a sua pesquisa para uma banca, você ainda poderá falar sobre a sua experiência no projeto. Com certeza isso resultará em alguns pontos extras na sua avaliação.

Ainda tem mais um detalhe! Você será pago ao concluir o projeto, mas que disse que o dinheiro é importante? Mesmo sendo 4500 dólares, você vai participar apenas pela vontade em ajudar, não é? Quem já viu? Ser pago para fazer uma pesquisa tão legal como essa?

Deixando a brincadeira de lado, o pagamento pelo projeto é mais que incentivo para fazer qualquer pesquisa. Tudo que você precisa é de um orientador, que possa ajudar você a ficar no prazo com o projeto. Além disso, você precisará de conhecimentos em C e Python, dependendo do projeto.

A lista completa de requisitos pode ser encontrada na página do Google Summer of Code 2008. Mesmo que você não participe, mas conhece alguém que ainda está estudando e tem interesse em participar, comente sobre o projeto. Ele não gosta de Blender? Tudo bem, ninguém é perfeito. Mas existem várias opções de ferramentas que podem se beneficiar com projetos e novas ferramentas:

  • Inkscape
  • Gimp
  • Scribus
  • YafRay
  • Wings 3d

Como meus alunos não lidam com programação, não posso incentivar nenhum deles a participar. Mas se estivesse ministrando aulas para alunos com conhecimentos em desenvolvimento, estaria a caça de candidatos!