Qual o tipo de modelagem que você mais gosta de fazer? Caso você esteja começando a trabalhar com 3D, o passar do tempo e a experiência vão fazer você gostar de um tipo de modelo 3d em particular. Alguns deles são fáceis ou então acabam se tornando ótimas adições em um portfólio. Por exemplo, quando estou ministrando aulas de modelagem para arquitetura, com muita freqüência vejo os meus alunos investindo tempo na modelagem de casas. Esse é o pior tipo de modelagem para se começar a trabalhar com maquetes. Na verdade o melhor tipo de modelagem, para as pessoas que estão começando a trabalhar com 3d é a criação de arranha-céus! Não, eu não estou louco.

No que diz respeito a maquetes eletrônicas, podemos classificar os projetos em dois grandes grupos:

  • Projetos de pequena escala
  • Projetos de grande escala

Para definir de maneira mais clara o meu ponto de vista, podemos listar algumas características de uma maquete eletrônica de pequena escala:

  • O primeiro ponto determinante desse projeto é a posição da câmera no projeto, como a escala da edificação é pequena, a câmera precisa estar mais próxima.
  • Com a câmera mais próxima, para que o resultado seja mais real, os detalhes do projeto precisam estar muito bem representados.
  • As texturas devem apresentar nuances e detalhes que transmitam o nível de realismo das superfícies
  • Projetos de pequena escala apresentam pouco nível de repetição, então não podemos usar com freqüência modificadores como Array e Mirror para acelerar a modelagem 3D.

Consegui convencer você? Depois dessa pequena lista com aspectos negativos sobre a modelagem 3d para pequenos projetos, acho que ao menos devo ter estimulado uma pequena reflexão sobre o assunto.

Já a modelagem de projetos em grande escala, apresenta várias vantagens:

  • Como a escala do projeto é grande, a câmera precisa estar posicionada a uma boa distância da edificação. Isso elimina a necessidade de grande quantidade de detalhes no projeto.
  • Texturas e materiais podem ser mais simplificados.
  • Esse tipo de projeto geralmente apresenta muita repetição de padrões, o que permite o uso intensivo de modificadores como Mirror e Array para acelerar a modelagem.
  • Como a câmera está distante, geralmente precisamos trabalhar mais no entorno e cenário do projeto, mas isso pode ser resolvido com blocos.

Convenci agora? Um conselho que eu sempre passo para quem está começando nessa área: comece e trabalhar na modelagem de arranha-céus! Esse tipo de projeto é uma ótima adição a um portfólio, além de ser mais fácil de modelar, a magnitude do projeto acaba sendo positiva para o portfólio do artista. Para uma pessoa que não entende, a simples execução desse tipo de modelo é algo digno de glória.

Quer começar a trabalhar com esse tipo de modelagem 3d? Veja como é fácil fazer esse tipo de modelo no SketchUp:

[youtube]http://youtube.com/watch?v=ujptYFODyXQ

Percebeu como os padrões se repetem? Com a câmera afastada do modelo, a escala do edifício sugere uma maior complexidade de formas. Bem, está ai a dica! Espero que agora você possa direcionar os seus esforços para a criação desse tipo de modelo, caso queira construir um bom portfólio.