Estava eu aqui calmamente pesquisando algumas coisas para o tutorial que estou preparando, sobre a integração do Blender com a engine Crystal Space, quando descobri um tutorial que tem o mesmo princípio, mas com ferramentas diferentes. Um desenvolvedor chamado Dan Waters publicou em seu blog uma série de vídeos que mostram como usar o Softimage XSI Mod Tool em conjunto com o Microsoft XNA Game Studio Express, plataforma de desenvolvimento e engine para o Xbox 360.

Como em teoria, os dois tutoriais têm objetivos semelhantes apesar de usarem tecnologias diferentes, resolvi assistir aos vídeos para me inspirar. Para minha surpresa o material é de excelente qualidade, o melhor ainda é que o autor só usa ferramentas gratuitas! Tanto o Softimage Mod Tool quanto o XNA, são plataformas gratuitas.

Tutorial Softimage XSI e XNA

O tutorial está em vídeo, dividido em várias partes. Antes que você tente fazer o download do mesmo ou assistir aos vídeos por streaming, devo fazer uma ressalva. O autor fez a infeliz escolha de usar serviços da Microsoft para hospedar os vídeos e arquivos. Esses serviços são simplesmente horríveis! Todos os vídeos estão no MSN Vídeo, que fica “empurrando” vídeos com propaganda, para que você possa acessar o conteúdo desejado. Já o serviço SkyDrive, que teoricamente permitiria fazer o download dos mesmos vídeos no formato WMV, simplesmente se recusa a enviar o arquivo.

Resumindo, será necessário usar o MSN vídeo para assistir! Como estava curioso para aprender, então tive paciência e aguardei pacientemente o início de cada tutorial. Seria tão mais simples usar o Vimeo ou YouTube, mas paciência, nem tudo é perfeito.

Mas vamos ao que interessa, o tutorial aborda vários aspectos da produção de um jogo, desde a modelagem 3d até a manipulação do material na engine. Esses são os capítulos disponíveis no tutorial:

  1. Introdução ao tutorial
  2. Projetos com o XSI Mod e XNA: Nesse vídeo o autor explica as vantagens em usar as duas ferramentas em conjunto. O XSI já disponibiliza um plugin que permite enviar modelos 3d diretamente para o XNA.
  3. Criando um modelo 3d no XSI Mod Tool: Como o título sugere, nessa parte o autor faz uma breve introdução ao XSI e cria um modelo 3d simples. Ele cria um chapéu pirata.
  4. Exibindo o modelo no XNA: O próximo passo é exibir o modelo 3d no ambiente do XNA.
  5. Aplicando texturas: Agora o autor explica como aplicar texturas no modelo, de maneira que essas texturas possam ser exibidas no XNA.
  6. Configuração e animação para o XNA: Essa é uma das partes mais longas do tutorial, o autor explica como fazer para animar o objeto no XSI Mod Tool, de maneira que a animação seja interpretada de maneira eficiente no XNA.
  7. Criando um jogo: Outra parte longa do tutorial, agora com o modelo pronto o autor começa a efetivamente criar um jogo. Para quem estuda desenvolvimento de jogos, essa parte é especialmente interessante!
  8. Criando a música e os sons
  9. Áudio no XNA com o XACT: Aqui o autor explica como cria um banco de sons para o jogo, com essa ferramenta do DirectX framework chamada XACT.
  10. Configurando o jogo para o controle do Guitar Hero: Para deixar o jogo ainda mais interessante, o autor mostra nesse vídeo como configurar os movimentos para o controle do jogo Guitar Hero.
  11. Lidando com configurações complexas e revisão do código: Aqui o autor faz um apanhado geral sobre o código do jogo.
  12. Conectando o jogo com o Xbox 360 e conclusão: Na parte final, o autor mostra como conectar o seu jogo com o Xbox 360.

O tutorial é interessante, o que tornou a experiência desagradável foi a infeliz escolha dos serviços da Microsoft para mídias na Web. Mas, pela curiosidade em aprender até que valeu a pena. Mas espero sinceramente nunca mais precisar usar o serviço de vídeo da MSN.

Sobre o tutorial com Blender e Crystal Space, resolvi mostrar como é a integração do Blender com a ferramenta usada no projeto Apricot. Esse artigo, foi sugestão de um leitor, deve ser publicado ainda essa semana.