Participar de campeonatos e concursos é sempre uma ótima iniciativa, para aprender e colocar as suas habilidades a postos, principalmente se o seu desejo é trabalhar na área do concurso. Infelizmente os usuários de Blender aqui do Brasil parece que não gostam muito de participar de concursos. Será que os prêmios não são atraentes? Ou ainda é necessário mais amadurecimento dos usuários? A resposta para esse tema é complexa, mas a esperança é a última que morre.

Agora, existem outras comunidades como os de usuários do Blender que falam espanhol, chamada de NIEL, que está organizando um concurso, nos moldes de uma copa. Para quem gosta de futebol, o esquema do campeonato é semelhante ao que é usado nos torneiros mata-mata. Dois artistas se enfrentam e um sempre é eliminado.

Veja um esquema do torneio:

Copa NIEL de artistas que usam Blender 3D

O torneio funciona assim, em cada uma das fases existe um tema. Os artistas envolvidos precisam elaborar uma imagem relevante ao tema. As imagens são avaliadas por uma equipe de juízes, eles votam nas imagens e o vencedor passa para a próxima fase. O tema para a primeira fase do torneio já foi escolhido, será sobre interiores. Então espere por imagens e renderizações sobre visualização de projetos arquitetônicos.

Cada participante tem um prazo de uma semana para enviar as imagens para os juízes. Com um total de quatro fases, podemos esperar um vencedor para o torneio em aproximadamente um mês. Agora, qual o prêmio oferecido? O melhor de todos; fama e glória! Isso mesmo, não existe nenhum prêmio material, apenas a vontade de participar e colocar os conhecimentos em teste.

Sempre tive vontade de fazer algum tipo de concurso aqui no Blog, para estimular o uso do Blender, mas com alguma ligação cultural. Por exemplo, que fosse necessário fazer algum tipo de pesquisa por referências de modelagem para participar. Assim os participantes estariam ao mesmo tempo praticando o Blender e adquirindo algum tipo de cultura.

Fora que esse é o procedimento normal para qualquer trabalho, tanto de ilustração 2d quando de modelagem 3d. Quanto um artista, aceita fazer um trabalho, o primeiro passo é sempre realizar uma pesquisa sobre o assunto.

Outro ponto dessa competição seria a premiação, gostaria de oferecer prêmios para os três primeiros colocados e não apenas para o primeiro. Isso seria um incentivo para que mais pessoas participassem, mesmo que seja para receber um prêmio menor.

Acho que um concurso assim seria uma ótima oportunidade de incentivar o uso do Blender, com prêmios relacionados aos estudos de computação gráfica. Como livros sobre modelagem 3d, animação a assuntos relacionados. Na verdade os prêmios poderiam ser estudados ainda, mas estou amadurecendo a idéia do concurso.

Claro que eu iria convidar alguns leitores e amigos aqui do Blog para participar como jurados.

Só para finalizar, essa notícia sobre a copa organizada nos fóruns NIEL eu vi no Blog do Pablo Lizardo.