Você se lembras dos tutoriais de 3ds Max disponibilizados no web site do Louis Marcoux, especialista da Autodesk em 3ds Max? Pois, se você acessou apenas uma vez o site, ele foi atualizado algumas vezes no último mês e apresenta alguns tutoriais novos, que somados estão resultando em quase 8 horas de tutoriais. São apenas cinco novos tutoriais, mas que por si só já somam aproximadamente 30 minutos de instruções sobre temas diversos do 3ds Max. Além desses tutoriais, o Louis gravou um material direcionado a usuários avançados de 3ds Max 2008, especialmente para o CG Channel. É um tutorial em vídeo, com aproximadamente 40 minutos, falando sobre algumas funcionalidades avançadas para o Max.

Se você é usuário do 3ds Max, se prepare para fazer alguns downloads hoje!

3ds max vertex paint

Primeiro vamos à lista com os assuntos abordados nos tutoriais lançados no seu web site:

  • Como orbitar ao redor de vértices, usando o modificador Skin?
  • Como exportar a projeção do modelo 3d, para depois importar o modelo 3d novamente como uma versão low poly do objeto?
  • Como transformar a simulação de iluminação global do Mental Ray em vextex paint.
  • Como mesclar o fundo de uma imagem com o plano do piso? Assim temos a impressão que os dois são apenas uma coisa só.
  • Como usar o modificador Substitute, para substituir um objeto por outro durante a renderização. Apesar de simples, esse vídeo mostra uma técnica interessante, para usarmos dummys para organizar uma cena. Está ai uma boa idéia para um Script no Blender!

Dentre esses tutoriais o que achei mais interessante é o que ensina a converter a iluminação global do Mental Ray, para pintura de vértice. Com isso é possível “imprimir” o efeito da iluminação nas faces. Claro que a qualidade não é a mesma, mas é possível diminuir bastante a demanda por processamento no render com isso.

Ficou interessado? Para acessar o material, visite a lista de tutoriais aqui. Caso você nunca tenha acessado a lista de tutoriais, prepare-se para uma bateria de downloads.

O vídeo do CG Channel é um pouco maior e não pode ser copiado, apenas assistido.