Depois de um bom tempo aguardando, temos a lista oficial divulgada pelo Google dos projetos que foram aprovados para o Google Summer of Code 2008. Como eu já havia mencionado aqui, o Blender 3D teve vários projetos submetidos novamente esse ano e para felicidade de todos na comunidade, no total seis projetos envolvendo o Blender foram aprovados. Alguns deles já foram comentados aqui também, como a integração com o Freestyle e outros são novos.

A lista é muito boa, com algumas funcionalidades que prometem revolucionar a maneira de trabalho do Blender e suas ferramentas.

SoC 2008

Essa é a lista de projetos aprovados, com uma pequena descrição:

  • Integração do Blender 3D com o Freestyle: Se você acompanha o Blog há algum tempo, está sabendo da importância desse projeto. O Freestyle é um renderizador externo, nos mesmos moldes do YafRay e que permite criar imagens do tipo NPR. Esse é um recurso solicitado por artistas que usam o Blender há muito tempo!
  • Edição de topologias para modelos com resoluções múltiplas: Com essa nova opção será possível editar vértices e arestas para modelos 3d com vários níveis de resolução.
  • Modificador ShrinkWarp: Mais um modificador para a crescente lista do Blender. Agora temos o ShrinkWarp, que tem como objetivo encolher um objeto para fazer com que ele se adapte ao formato de outro objeto. Por exemplo, ajustar um cinto na cintura de um personagem ou realizar modificações com o objeto Cloth.
  • Framework para testes de exportação e importação: Aqui o objetivo é padronizar a criação de ferramentas para exportar e importar geometria. Assim teremos diferenças mínimas ao exportar um arquivo no formato OBJ ou 3DS.
  • Melhorando a edição de scripts m Python no Blender 3D: O nome já diz tudo, o projeto tem como objetivo tornar a criação de scripts no Blender uma tarefa mais simples.
  • Lightcuts: Esse é um dos projetos que pode trazer mudanças significativas para o renderizador interno do Blender. O autor do projeto pretende implementar no Blender um algoritmo de renderização para Lightcuts, que foi apresentado à comunidade durante a Siggraph em 2005. O seu principal objetivo é manipular múltiplos (milhares) de pontos de luz durante uma renderização. Talvez esse seja o primeiro passo para que o render interno do Blender suporte iluminação global!

Para conferir os textos em inglês, no web site do SoC 2008, visite esse endereço.

Como você pode perceber, essa lista de projetos é muito boa! Todos os projetos têm impacto positivo no trabalho e uso do Blender. Apenas uma coisa me deixou chateado em relação à divulgação dos projetos, aparentemente o YafRay não conseguiu ter projetos submetidos. Quem estava empolgado em relação a possibilidade do Yaf(a)Ray ver a luz do dia mais cedo, pode se preparar para esperar ainda mais.

Lembrem, esses são apenas projetos. Assim como já aconteceu com outros projetos aprovados, alguns deles podem naufragar ao longo do caminho.