Como parte de qualquer projeto que envolva visualização, o projeto 2D em CAD ainda é muito importante. E para ajudar nessa fase do desenvolvimento de um projeto, nada melhor que uma grande gama de Blocos e desenhos prontos, para simplesmente adicionar nos projetos. Sempre estou à caça de novos web sites com bibliotecas gratuitas de blocos, seja para AutoCAD ou outra ferramenta de desenho técnico, se o arquivo estiver lá é possível converter o mesmo para um formato universal (AKA DXF).

Ontem descobri outro web site que oferece Blocos gratuitos para download, tanto no formato 2D como 3D para utilização no AutoCAD e no Revit. A lista é generosa, na contagem do sistema só para projetos arquitetônicos a contagem de Blocos chega a 1700!

Blocos para AutoCAD e Revit

O nome do site é simples, ele se chama CAD Forum. Depois de acessar o sistema, procure pela palavra “Catalog”, que está localizada na parte esquerda do conteúdo. É fácil localizar pelas imagens das pastas com os conteúdos.

Além de símbolos para projetos arquitetônicos, podemos encontrar blocos para os seguintes tipos de projeto:

  • Projeto elétrico
  • Projeto de cartografia
  • Projetos mecânicos
  • Projetos hidráulicos
  • Transportes

Se você não usa o AutoCAD ou Revit, pode encontrar problemas na visualização e uso de alguns dos arquivos, pois a maioria deles está no formato DWG. Para converter esses arquivos para o formato DXF que pode ser lido pela maioria das ferramentas de CAD, leia esse artigo que explica como converter de DWG para DXF.

Estou para fazer o download da versão educacional do AutoCAD e Revit, seguindo a dica do leitor Leandro, que colocou nos comentários de um artigo sobre o ArchiCAD 11, a indicação do programa educacional da Autodesk. Caso você seja estudante universitário é possível se cadastrar, caso o seu cadastro seja realizado com um e-mail institucional da faculdade em que você estuda, será possível ter acesso a versões educacionais do AutoCAD, Revit, Maya e outros. Claro que o 3ds Max não é disponibilizado nesse pacote, mas mesmo assim já ajuda um pouco na hora de preparar aulas.

Os blocos devem ajudar na preparação das minhas aulas sobre AutoCAD e Revit, assim como povoar os projetos que desenvolvo com o QCAD.