Alguns processos na animação de personagens podem ser automatizados, para facilitar a vida dos animadores e evitar a adição de keyframes, em movimentos repetitivos. Por exemplo, o movimento de abrir e fechar os olhos de um personagem acontece de maneira repetida e constante. Além disso, o personagem pode usar esse movimento para consolidar uma expressão facial. Já pensou ter que adicionar keyframes para cada um desses movimentos? Seria muito dispendioso para o animador fazer essa tarefa, por isso que cada suíte 3d apresentar opções com ferramentas para facilitar essa tarefa.

No Blender 3D existem os chamados Shape Keys, que permitem criar posições específicas para essa tarefa. Assim o artista pode fazer expressões e posições para um personagem e determinar a porcentagem dessa posição, para fazer transições.

Nas outras ferramentas 3d, geralmente esse tipo de ferramenta é chamada de Slider. Caso você queira aprender como o processo é realizado no Softimage XSI, recomendo esse ótimo tutorial em vídeo que mostra todo o processo de configuração, com aplicação direta em bones que representam a estrutura para um olho de personagem. O autor se chama Mathew L. Stoehr, depois de acessar a página clique na imagem com o título “Eye Lid Rig – Part One” datado de Abril de 2008, pois ela tem o link para o download.

No tutorial, o autor do vídeo começa mostrando como se cria uma estrutura de bones plana, para utilizar no tutorial. Depois ele vai criando todos os elementos necessários para adicionar expressões, para controlar a posição dos ossos. O primeiro passo é adicionar um parâmetro personalizado. Quando ele adiciona o objeto, no Softimage um pequeno menu com um slider já aparece. O que ele faz depois é associar o movimento do slider a rotação do boné.

Isso é realizado com uma expressão, adicionada ao menu. Uma coisa interessante em relação a construção da expressão é que o autor mistura alguns elementos dígitos, com propriedades do objeto 3d que ele clica e arrasta no menu. Esse tipo de interação no Softimage eu particularmente não conhecia.

O autor do vídeo prometeu nos fóruns oficiais do Softimage produzir mais tutoriais para dar seqüência no assunto. Espero que ele possa melhorar a compressão do arquivo, pois apenas 10 minutos de vídeo estão armazenados em quase 100MB! Já vi vídeos com otimização mais eficiente, mas tirando esse pequeno detalhe o material é muito bom, quem está estudando animação e quiser conferir o processo em uma ferramenta como o Softimage, vai aprender muito no tutorial.