Você já tentou usar o Blender 3D com o Adobe After Effects? Caso nunca tenta tentado, um ótimo tutorial de um artista chamado Waywardson256 mostra como fazer a integração do Blender com um vídeo de uma aranha gigante. O tutorial é muito interessante, nele não é abordado o processo de modelagem da aranha, apenas a composição. No começo do tutorial o autor fala um pouco sobre como o Blender funciona, mas no geral ele não passa dicas detalhadas sobre os comandos do Blender, na verdade os usuários que já tem uma experiência mínima com a ferramenta que podem aproveitar melhor o vídeo.

Uma coisa que você deve perceber no tutorial, o autor é um pouco atrapalhado em relação a seqüência de apresentação dos conteúdos. Em alguns momentos ele até se nega a explicar alguns conceitos! Chega até a ser engraçado, mas tirando essa parte cômica, o material é muito bom para quem nunca teve experiência com composição no Blender.

Antes de continuar, assista ao vídeo:

Agora alguns comentários sobre o tutorial:

No começo ele já mostra um ótimo exemplo da utilidade da ferramenta Movie, no menu de propriedades da 3D View. Essa opção permite adicionar um vídeo como fundo da 3D View, para que seja possível fazer uma composição. Depois que ele mostra alguns detalhes da interface e do modelo 3d, o próximo passo é configurar a câmera para que tudo seja exibido da melhor maneira possível.

A parte da câmera é especialmente importante, até porque muito do que será realizado em termos de composição depende do posicionamento correto da câmera.

Com a câmera posicionada, o autor parte para a criação do tutorial em sim, com o ajuste do modelo e dos elementos necessários para gerar o efeito da animação. Na parte 3D, ele começa com um pequeno ajuste muito importante para a composição! No vídeo existe uma parede que é plana, mas que precisa mascarar o movimento inicial da aranha gigante. Para fazer isso ele precisa criar uma superfície invisível que receba apenas sombras. Isso é feito com o uso de um cubo, se você nunca fez isso no Blender essa é a oportunidade de aprender como fazer!

A parte da animação final no Blender ele pula, considera que você já tenha os conhecimentos necessários para fazer essa parte. O Blender 3D é usado apenas para gerar a animação da aranha com o plano da parede, com as respectivas sombras projetadas.

No After Effects, o processo de composição é finalizado com alguns ajustes e posicionamento da animação e do plano de fundo em camadas. Para que o alinhamento fosse perfeito, o posicionamento da câmera precisava ser perfeito.

Recomendo o tutorial para todos que querem aprender um pouco mais sobre composição de vídeo com Blender 3D e a possível integração com o Adobe After Effects.