Sempre costumo dizer para os meus alunos, mesmo que você não use uma ferramenta, conheça o que ela faz e os resultados da sua aplicação. Nunca se sabe quando será necessário indicar ou aplicar esse tipo de software na produção de animações. Desde o começo da semana, vários web sites especializados em computação gráfica estão falando sobre um plugin para o 3ds Max chamado RayFire. A sua função é facilitar a criação de explosões e tiros em animação. Até ai não é nada novo, vários plugins para o 3ds Max realizam a mesma tarefa, mas esse me chamou a atenção pela sua dinâmica.

Na maioria das vezes quando precisamos realizar esse tipo de operação, com o próprio 3ds Max ou Blender 3D é necessário fazer um mix, entre o uso de partículas e objetos auxiliares. A maioria dos plugins que conhecia trabalhava apenas com as partículas, mas esse edita a geometria também.

Por exemplo, para explodir um objeto, podíamos fazer duas versões do mesmo. Uma completa e outra toda segmentada, para depois na animação trocar os dois no momento da detonação ou do impacto. O Blender 3D ganhou até um modificador específico para isso, chamado de Explode modifier.

Bem, o que realmente chama a atenção no RayFire é a parte de segmentação! O plugin segmenta a geometria dos objetos, para facilitar o entendimento do funcionamento dele, veja esse vídeo com uma demonstração:

Esse é apenas um exemplo, visitando o web site oficial é possível encontrar vários vídeos de demonstração incríveis! Os que mais chamaram minha atenção foram os de simulação de tiros, pela dificuldade técnica em simular esse tipo de efeito, sem o uso de pós-produção. Os vídeos estão no formato MOV e WMV.

No mesmo web site é possível fazer o download de uma versão de testes da ferramenta e a documentação completa de ajuda. Como gosto de aprender sobre tudo, já fiz o download do arquivo CHM e estou estudando a ferramenta. Uma coisa já foi possível aprender, ele funciona em conjunto com o Reactor do 3ds Max.

Quem tem disponível o 3ds Max para treinar, recomendo o download e teste da ferramenta. O custo dela é relativamente alto para nós, segundo o web site são 195 dólares.