Uma das maneiras mais fieis de iluminar um ambiente, usando ferramentas 3d é com o uso de luzes do tipo IES. Esse tipo de luz guarda informações reais sobre como as luzes se comportam nos ambientes físicos, sendo produzidos na maioria das vezes pelos próprios fabricantes das luzes. Algumas ferramentas como o 3ds Max já apresentam luzes fotométricas embutidas, mas isso não significa que só podemos usar com ele esse tipo de luz.

Existe alguma vantagem em usar luzes IES? Claro que sim! A precisão da iluminação virtual é muito melhor com o uso de luzes IES, mas por outro lado, você precisa ter um mínimo de conhecimento sobre como essas luzes funcionam para tirar o melhor proveito delas. Caso contrário a aplicação desse tipo de iluminação em ambientes 3d será na base do chute, o que nunca resulta em bons resultados.

Quem quiser começar a trabalhar com esse tipo de iluminação no Blender, pode usar o Indigo, que suporta esse tipo de iluminação para as suas cenas. Inclusive, um dos motivos que me levaram a escrever esse artigo, foi uma coleção gratuita de luzes IES (Fotométricas), publicada por um artista nos fóruns do Indigo. São mais de 200 luzes!

Algumas particularidades sobre esses tipos de arquivos:

  • Eles apresentam a extensão IES
  • Podemos visualizar as informações de cada arquivo, antes de utilizar as luzes em ambientes 3D. Alguns softwares gratuitos permitem abrir e visualizar as informações, até com uma pequena imagem mostrando o efeito da luz. Para fazer o download de um desses softwares, visite esse o link indicado no início do artigo. No fórum do Indigo é possível encontrar essa ferramenta de visualização.

Agora, se você gostar desse tipo de luz e quiser fazer o download de vários arquivos, provenientes de diversos fabricantes de luzes, recomendo uma visita a esse link no Vizdept. Um usuário perguntou sobre fontes para download de luzes IES, como conseqüência, várias pessoas indicaram fontes para download! Por exemplo, lá é possível encontrar links para empresas como a Erco, uma das mais famosas fabricantes.

Quem trabalha com visualização de ambientes, precisa dominar a técnica de utilização de luzes IES. Até porque, elas garantem que a sua simulação virtual é o mais fiel possível ao mundo físico.

Como usar luzes IES no Blender 3D? Isso é assunto para outro artigo. Pode ficar tranqüilo que logo publico a técnica necessária para usar esse recurso no Blender 3D.