Ao que tudo indica, amanhã será o grande dia para o lançamento oficial do Blender 2.46 para todos os usuários, pelo menos é isso que se especula em todos os web sites e listas de discussão sobre o Blender. O sinal mais claro que o lançamento será realizado amanhã, é que o desenvolvimento do Blender está oficialmente em BCon 5. Isso quer dizer que o SVN está “congelado”, para qualquer tipo de alteração, ou seja, todos os bugs e problemas das versões Release Candidate foram corrigidas. Como eu fico sempre curioso nesses lançamentos, comecei a fazer uma pequena investigação, para reunir os fatos para o lançamento do Blender 2.46.

Antes de qualquer coisa, mencionei que o Blender está em BCon 5, para quem não sabe o que isso significa, o desenvolvimento do Blender é dividido em vários estágios que demonstram o quão próximo uma nova versão está do lançamento. Para saber mais sobre isso, visite esse endereço com a descrição completa dos estágios.

Agora vamos aos fatos, o primeiro e mais obvio é que a pasta que deve receber o Blender 2.46 nos servidores da fundação Blender está pronta. No momento em que escrevo esse artigo não existe nenhum arquivo lá, mas com o passar das horas é lá que os instaladores estarão.

Outro fato, na Wiki do Blender existe uma lista com as tarefas a realizar para o lançamento, não sei a freqüência com que as informações são atualizadas, mas pelo que existe lá ainda para ser feito, o pessoal deve virar a noite compilando o Blender 2.46. Apenas os binários do Windows e OSX PPC estão marcados como prontos, no momento em que escrevo esse texto.

Por último, aquela lista de correções que faltavam ser realizadas para o lançamento do Blender está quase toda marcada como concluída. Apenas dois problemas ainda constam na ToDo como ainda não resolvidos, ambos relacionados com o NLA Editor. Inclusive, um deles reporta que o NLA Editor tem um bug que pode excluir keyframes! Espero que o erro tenha sido corrigido e a página esteja apenas desatualizada.

Bem, esses são alguns dos fatos que consegui reunir hoje que indicam um lançamento eminente para amanhã. O mais significativo é o BCon 5, que aponta para a compilação do Blender para os mais variados sistemas operacionais. Assim que eu ficar sabendo do lançamento, publico aqui.