Depois de uma longa espera, finalmente o Blender 2.46 foi lançado! Ainda não existe um comunicado oficial, que deve aparecer nas próximas horas, mas os instaladores já estão disponíveis nessa pasta. Corra para fazer o download!

Esse foi mais um marco na história do desenvolvimento dessa incrível ferramenta 3d de código aberto, que culmina com uma plataforma de animação e efeitos ainda mais robusta. Para quem não acompanhou o desenvolvimento das ferramentas próprias para animação, fique sabendo que parte das ferramentas de animação desenvolvidas para essa versão do Blender foram requisitadas pela equipe do projeto Peach. Então podemos dizer que muitas das atualizações foram provenientes de uma equipe profissionais de animadores. Fora isso ainda temos as novas ferramentas desenvolvidas pelo SoC 2007 e desenvolvedores independentes.

Tudo isso dá muita credibilidade a essa nova versão recheada de novidades para animadores. Caso você não lembre quais são essas novidades, preparei uma pequena lista com as atualizações e novas ferramentas adicionadas ao Blender 2.46:

  • Novo e reformulado sistema de partículas, muito mais poderoso e flexível
  • Novas ferramentas para mapeamento UV, que permitem mais controle sobre texturas
  • Possibilidade de usar sombras suavizadas em praticamente todas as fontes de luz
  • Novos modificadores Bevel, Explode e MeshDeform
  • Sistema para simulação física de tecidos, que permite aos animadores realizarem simulações realistas de tecidos. Antes os usuários do Blender precisavam usar o Soft Body para esse tipo de simulação.
  • Novas ferramentas de animação e controle de Bones.
  • Materiais com reflexões borradas diretamente do painel, sem a necessidade de usar truques com nodes ou renderizador externo.

Para conferir a lista completa de novas funcionalidades do Blender 2.46, visite esse endereço. Agora é só desfrutar das novas possibilidades e facilidades para animação.

Com esse lançamento, já podemos voltar as nossas atenções para o futuro do Blender, o aguardado lançamento do Blender 2.50 que deve acontecer apenas no final desse ano. Ele promete trazer uma interface reformulada, além de uma gama de novas ferramentas, principalmente de modelagem. Muitas dessas ferramentas já estão sendo desenvolvidas para o projeto Apricot.

Além dessas ferramentas, podemos esperar por mais novidades como a prometida Render API e os projetos selecionados para o SoC 2008, que prometem deixar o Blender 3d ainda mais atraente para usuários e artistas envolvidos com produção 3D. Como de costume, devo continuar a estudar as ferramentas do Blender 2.46 e tudo que aparecer no SVN, para testar e aprender a usar cada vez mais o Blender.

Para mim o mais legal de tudo isso é que o aprendizado do Blender é um processo contínuo, não para nunca.