Calma, esse não é mais um dos inúmeros recursos do Blender 2.46, mas uma das ferramentas que está sendo desenvolvida para o Blender, com o objetivo de implementar suporte nativo a iluminação baseada em imagens no Blender. Você não leu errado, talvez no Blender 2.50 vejamos o suporte nativo a iluminação com mapas HDRI, que em outras ferramentas 3d proprietárias só podem ser usadas com o auxílio de renderizadores externos.

O responsável pelo projeto se chama Matt Ebb, ele está usando uma pesquisa científica realizada na universidade de Standford, sobre Irradiance Environment Maps, que pode ser consultada aqui. Nesse link você encontra o PDF com a pesquisa completa, para quem está pensando em escrever trabalhos de conclusão de curso, sobre computação gráfica, o texto é uma ótima referência.

Mas como isso foi implementado no Blender 3D? Para explicar melhor o projeto, fiz o download da versão de testes publicada essa semana no Graphicall.org, que já apresenta a ferramenta operacional, mas ainda muito instável.

O que essa versão tem de diferente? Ela adiciona mais um menu no painel World Buttons, como mostra a imagem abaixo:

Nesse menu, podemos escolher uma imagem que será usada para iluminar o ambiente. O procedimento é simples. Acione o botão Image Based Lighting, depois clique na opção Load e escolha um mapa HDRI. Caso você não tenha nenhum mapa HDRI, pode fazer o download gratuito de vários no web site do Paul Debevec.

Pronto, agora você já está pronto para usar iluminação baseada em imagens, que pode ser de grande auxilio na iluminação de cenas complexas. Para deixar o sistema ainda mais interessante, existe uma maneira de usar o IBL em conjunto com o Ambient Occlusion, fazendo com que a energia luminosa seja proveniente da imagem e não do background.

Bem, com essa versão do Blender podemos ter apenas uma idéia do que está por vir. Espere melhorias para versões futuras, como o próprio autor do Patch disse, essa versão ainda é muito instável e pode deixar o computador lento.

A iluminação fica boa? Não espere nenhum efeito de iluminação global, ele apenas adiciona energia luminosa à cena, mas não gera sombras. Considere isso como um complemento a iluminação.

Para saber mais sobre o projeto, recomendo visitar esses endereços:

Pronto! Agora é só testar. Caso você decida fazer o download, use apenas para teste, não abra arquivos importantes!