Você acha que é apenas com as técnicas de modelagem orgânica, que os artistas 3d usam fotografias como referência para modelar? Bem, esse tutorial de SketchUp que encontrei essa semana, mostra que isso não é verdade, e que é possível e laborar de maneira muito prática, modelos 3d para cenários virtuais e maquetes eletrônicas, com base em fotografias. O vídeo usa uma ferramenta muito interessante do SketchUp chamada de PhotoMatch tool, que permite a modelagem de formas e detalhes em 3d de um objeto baseado em uma fotografia ou imagem.

Para ter uma boa idéia de com a ferramenta funciona, assista ao tutorial.

Repare que o modelo 3d da edificação apresentada na fotografia é construído de maneira extremamente rápida. Quer saber a melhor parte? Essa ferramenta não exige que você use o SketchUp PRO, a versão gratuita já apresenta o PhotoMatch.

A ferramenta é muito simples, com o tutorial em vídeo já podemos perceber de maneira clara como é o seu funcionamento. O primeiro passo é adicionar uma imagem ao plano de fundo, isso é feito no menu do PhotoMatch, que pode ser acionado no menu Window->PhotoMatch do SketchUp.

Assim que você adicionar a imagem, com a representação da edificação, será possível começar a fazer alguns ajustes. O artista precisa ajustar uma série de pontos, que determinam a perspectiva do modelo. Esses pontos e retas marcam os pontos de fuga da perspectiva. Com esses ajustes, você poderá determinar o plano e inclinação dos eixos x, y e z do SketchUp.

O ajuste dessas linhas é fundamental, para que os objetos que você vai usar para modelar a edificação fiquem na mesma orientação do dos planos da fotografia.

Agora, sempre que você for adicionar um objeto no SketchUp, esse estará em seguindo a mesma orientação espacial dos planos da fotografia, ficando fácil modelar paredes e editar aberturas e detalhes na edificação. O seu único trabalho será o de encontrar uma fotografia ou imagem da edificação desejada, ou então, se o seu projeto estiver ainda nas fases de estudo fica mais fácil ainda fazer um esboço a mão livre, passar no scanner e criar o modelo 3d, com base nos seus desenhos.

Isso deixa o processo de modelagem 3d ainda mais intuitivo. Depois que o modelo 3d estiver devidamente construído ainda é possível ajustar a escala do modelo, para que tudo fique correto em termos de tamanho.