Para provar que o desenvolvimento do Blender nunca para, já foram disponibilizadas versões de teste de dois projetos do Google Summer of Code 2008, pelo visto ambos os projetos já estavam bem adiantados, quando tiveram inícios os trabalhos de desenvolvimento. Caso você não para que serve cada um deles, o ShrinkWrap, serve para deformar um objeto, fazendo com que ele se adéqüe ao formato de um segundo objeto. Por exemplo, ao fazer o modelo de um cinto para um personagem, será possível adicionar o modificador no modelo do cinto, para que o objeto se ajuste ao formato da cintura do personagem automaticamente. Ele será muito útil para simulação de tecidos.

Como de costume, fiz o download da versão de testes, disponível no graphicall.org e que pode ser copiada nesse endereço. Com ele funciona?

Primeiro são necessários dois objetos, um deles de preferência plano e outro com forma mais trabalhada. Usarei a Suzanne mesmo para o teste. Selecione o objeto de deve se adaptar ao formato, nesse caso o plano e adicione o modificador. Assim que o modificador estiver adicionado, informe o nome do outro objeto ao qual ele deve adaptar a sua forma e pronto.

Para ajudar ainda mais na compreensão da ferramenta, resolvi fazer um vídeo de exemplo:

Blender 3D – Novo modificador ShrinkWrap from Allan Brito on Vimeo.

Você não deve esperar muita flexibilidade de opções ainda, pois essa é uma versão experimental e rudimentar do modificador, muita coisa pode mudar ainda.

Agora vamos ao Lightcuts, que para mim é um dos mais aguardados junto com o a integração com o Freestyle.

O algoritmo do Lightcuts tem com o objetivo, manipular grandes quantidades de luzes, fazendo com que cenas usando vários pontos de luz sejam renderizadas de maneira mais rápida. Para isso, foi adicionado um novo menu no painel Scene, que tem as configurações do Lightcuts. Depois que o botão Lightcuts é ligado, a nova opção deixa a renderização dessas cenas mais rápidas.

Para explicar melhor o funcionamento do Lightcuts, resolvi fazer um vídeo também. Se você quiser testar, esse é o link da versão do Blender 3D utilizada.

Blender 3D Lightcuts from Allan Brito on Vimeo.

Pronto! Isso abre inúmeras possibilidades para que o Blender tenha um sistema de iluminação sofisticado e robusto. Como você deve estar cansado de saber, uma cena pode ser bem iluminada sem o uso de iluminação global, apenas com o uso de vários pontos de luz.

Por enquanto, essa versão do Lightcuts só suporta luzes do tipo Lamp, portanto para os que quiserem testar a versão experimental disponível no graphicall.org, deve usar apenas esse tipo de luz.