Geralmente quando se fala em animação, pensamos logo em personagens e cenários virtuais. Mas, existem outros tipos de animação que são tão ou mais complicados de criar, que as animações de personagem. Uma das mais complicadas é a animação para fazer veículos, se analisarmos bem a dinâmica desse movimento, o resultado final é muito difícil de atingir e configurar. O movimento constante das rodas e a simulação de detalhes com o os amortecedores, deixa essa animação especialmente complexa.

Nas minhas aulas sobre animação, nunca tenho oportunidade de chegar tão longe em termos de animação avançada, sempre acabamos parando na animação de personagens. Mas vejo que os alunos têm muita curiosidade.

Para saciar um pouco dessa curiosidade, encontrei hoje navegando pela web uma ótima coleção de tutoriais em vídeo, que ensina toda teria e prática de como realizar essa animação no Maya.

Veja o primeiro vídeo:

Para acessar a lista completa de vídeos, que estão organizados sem ordem definida, visite esse endereço.

No total o tutorial é composto por 13 vídeos que ensinam tudo! Eu sei, pelo título é possível perceber que os vídeos abordam o Maya 4.5 que já está um pouco desatualizado. Mas, lembre que é sempre possível aprender alguma coisa com esse tipo de tutorial.

Nesse caso, posso até dizer mais, o tutorial aborda a criação de uma expressão que controla o movimento das rodas na animação. Já pensou ter que adicionar keyframes para animar a rotação dos pneus? Seria um atentado contra a produtividade.

O autor do tutorial usa uma expressão matemática no Maya, usando MEL, para simular o movimento das rodas. Como ele faz a fundamentação teórica do assunto, para poder chegar na animação, os usuários que conhecem as respectivas linguagem de Script de outras ferramentas podem tentar implementar a solução. Por exemplo, no Blender 3d os usuários que conhecem Python podem tentar fazer a animação, assim com os usuários de 3ds Max podem tentar com MAXScript.

Claro que os usuários de Maya, podem tentar aplicar os conhecimentos do tutorial de maneira mais “direta”. Não perca essa oportunidade de aprender um pouco mais sobre animação, com expressões matemáticas.