Nos últimos meses o Blender tem recebido melhorias significativas nas suas ferramentas de animação e composição de vídeo. Por isso, não é de se espantar que cada vez mais filmes e animações comecem a ser produzidas, usando apenas o Blender 3D como principal ferramenta para o 3d e efeitos. Um projeto muito legal, chamado de Hangar No. 5 foi lançado há pouco tempo e toda a produção do curta metragem envolveu o uso do Blender 3D! O filme é uma história de ficção científica, envolvendo dois jovens que exploram um hangar e acabam descobrindo….

Bem, antes de contar o que acontece, assista ao vídeo quem tem aproximadamente 10 minutos de duração. Se você for usuário registrado no Vimeo, pode fazer o download da versão HD (720p) do filme.

Hangar No. 5 from Nathan Matsuda on Vimeo.

Legal não é?

Esse projeto foi realizado por um grupo de estudantes da Universidade de Northwestern (EUA), com financiamento e apoio da Universidade. O diretor e mentor do filme se chama Nathan Matsuda.

Para filmas as cenas com os atores reais, a equipe do filme levou quatro dias nas locações, para capturar as cenas. Depois disso, o projeto levou um ano e meio de pós-produção para ser finalizado. Tudo isso? Sim, esse é um projeto acadêmico e não um filme comercial, eles não precisam apressar as coisas para lançar a animação.

Veja uma imagem do robô que aparece na animação, sendo desenvolvido no Blender 3D. Essa imagem foi publicada na BlenderNation no início da produção, a interface do Blender ainda é da versão 2.42.

Quer saber mais sobre o projeto? Felizmente a equipe lançou um Making of, dividido em duas partes.

The Making of HN5: Part 1 from Nathan Matsuda on Vimeo.

The Making of HN5: Part 2 from Nathan Matsuda on Vimeo.

Viram o Blender nos monitores dos vídeos?

Bem, parabéns a equipe que realizou o projeto e fica o exemplo desse ótimo projeto, envolvendo software livre para a produção de cinema e efeitos especiais.

Outra coisa que podemos perceber na produção, mesmo para um filme com 10 minutos de duração, o nível de planejamento e equipe necessária para fazer um bom trabalho é grande. Por isso, se você quiser fazer algo parecido, comece a planejar pelo mais básico, uma história bem resolvida e o planejamento de tudo que vai acontecer no filme ou animação.

Bem que a equipe poderia lançar um DVD, mostrando os procedimentos usados na pós-produção.

Para saber mais sobre o projeto, visite o web site oficial do Hangar No. 5.